O ano de 2019 reserva novidades importantes para os dois campeões de venda do País. Chevrolet Onix e Hyundai HB20 deverão chegar às suas aguardadas segundas gerações amplamente atualizados e recheados de tecnologia.
Ambos já tiveram vários detalhes antecipados. O Jornal do Carro, inclusive, já dirigiu o novo HB20 na Coreia do Sul. O modelo teve o desenho da dianteira, traseira e laterais renovado, ganhou interior mais refinado, ficou mais equipada e será oferecida apenas com motor 1.0 de três cilindros em versões de até 120 cv.
O 1.6 sairá de cena e será substituído por um novo 1.0 turbo. A opção chegou a ser oferecida no modelo atual, mas com 105 cv. A potência extra veio da injeção direta de combustível. O 1.0 de entrada será mantido sem alterações. O propulsor dos HB20 mais baratos entrega bons 80 cv com etanol no tanque.
O Hyundai cresceu 3 cm no entre-eixos e comprimento (sedã e HB20X) – o hatch ficou 2 cm mais comprido e agora tem 3,94 metros. A largura foi ampliada entre 2 cm (hatch e sedã) a 3 cm (HB20X). O porta-malas do sedã ganhou 25 litros, passando a 475 L. O do hatch manteve os 300 litros de capacidade.
Cabine
A cabine do novo HB20 também mereceu bastante atenção dos projetistas da Hyundai. O quadro de instrumentos, assim como os controles do som, ar-condicionado e central multimídia, bem como o volante, foram redesenhados. Entre os destaques para as versões mais caras está o quadro de instrumentos que mescla elementos analógicos (conta-giros, à esquerda) e digital.
O novo HB20 também passa a ter controles eletrônicos de tração e estabilidade, apoio de cabeça para um eventual quinto ocupante e cintos de segurança de três pontos para quem viaja atrás.
Em movimento
Andando, o 1.0 turbo mostrou que fará um bom trabalho ao substituir o 1.6. Isso porque não foi possível perceber diferenças importantes de respostas em relação ao hatch oferecido até então no País.
Em curvas, A direção com assistência elétrica, embora tenha acerto voltado ao conforto, responde rapidamente aos comandos do motorista. A carroceria balança pouco e o carro passa total sensação de segurança.
Novo Onix
A nova geração do Onix também terá mudanças profundas. No entanto, pelo menos de acordo com a Chevrolet, a novidade irá conviver com o Onix atual. Segundo a marca, o novo Onix não vai substituir diretamente nenhum modelo do portfólio atual da marca.
Por enquanto, a Chevrolet ainda é econômica nos detalhes do novo carro. O sedã, que deverá manter o nome Onix, chegou a ser mostrado na China. A principal novidade é a confirmação da potência do inédito motor que irá equipar o modelo. O 1.0 de três cilindros será turbinado e vai entregar 125 cv e 18,3 mkgf. Por lá, ele será associado a um câmbio automático de seis marchas.
Entre os itens de série para a versão chinesa estão o sistema MyLink de última geração, volante de couro, bancos esportivos, sistema de purificação no ar-condicionado e tela de 3,5 polegadas no painel de instrumentos.