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Marcelo Fenerich
A Hilux Invincible faz jus ao seu sobrenome. Em uma das trilhas mais pesadas de São Paulo, a do Pinheirinho (na Serra da Cantareira), a picape preparada pela Artic Trucks sob supervisão da Toyota mostrou que é realmente invencível.
Como as adaptações são feitas em modelos originais, a Invincible pode ter motor 2.5 de 102 cv ou 3.0 de 163 cv, ambos a diesel. Há ainda o 4.0 V6 a gasolina de 238 cv, mas nesse caso só para o SW4.
O cliente pode escolher o nível de equipamentos que deseja – o mais em conta sai por R$ 40 mil. No caso da versão avaliada pelo JC, uma picape 3.0 com câmbio automático e tração 4×4, o preço do kit de preparação chega a R$ 80 mil.
Entre as alterações, a suspensão foi elevada em 4 centímetros, há amortecedores e molas de competição, rodas de 15 polegadas com pneus de 35”, alargadores de para-lama, dois tanques de diesel (com capacidade total para 155 litros) estribos laterais de alumínio, guincho, quebra-mato, torquímetro e calibrador de velocímetro.
Internamente, a única mudança está no painel. Para bloquear um dos diferenciais – que têm a relação parecida com os dos Hilux V6 a gasolina -, é preciso apertar o botão do eixo escolhido e outro para injetar ar. Com isso, a roda que sem aderência para de girar e a que está no chão recebe força total.
O sistema também serve para encher os pneus. No cofre do motor há um compressor, com engate rápido, onde pode ser instalada uma mangueira especial.
Confira o vídeo com uma picape similar utilizada durante expedição pelo Polo Norte: