O Maserati MC12 é um modelo raríssimo, pois teve apenas 50 unidades produzidas. Mas raro é o modelo que está à venda em na concessionária Ferrari de Newport Beach, na Califórnia (Estados Unidos). Trata-se do único exemplar preto fabricado do carro. Os outros 49 têm combinação de branco perolizado com azul.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Avaliamos o Maserati Ghibli. Confira vídeo
++ Maserati com cristais Swarovski é flagrado em Dubai
++ Sem restauração, impecável GT500 1969 está à venda
Produzido em 2005 e “irmão” de plataforma da Enzo, uma das mais lendárias Ferraris da história, o MC12 tem motor central de 12 cilindros em V e 6 litros, montado longitudinalmente. A potência é de 630 cv e o torque, de 66,5 mkgf. Segundo informações da Maserati divulgadas à época, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir 330 km/h de velocidade máxima.
O exemplar preto do MC12 está extremamente conservado e se destaca pelas saídas de escape duplas e os dois bancos de competição.
O interior é simplificado, como em um carro de corrida. Isto porque ele foi criado pela Maserati especificamente para disputar provas de turismo. Porém, para se enquadrar nas regras dessas competições, deveria ter pelo menos 50 exemplares fabricados em série – daí o surgimento da versão de rua, que recebeu o sobrenome Stradale.
O vendedor do MC12 preto não divulgou o preço do carro. Quando foi lançado, custava na Itália o equivalente a US$ 800 mil, que hoje representam R$ 1,8 milhão, aproximadamente.
Curiosidade: apesar de estar sendo vendido na Califórnia, o MC12 não é homologado para rodar naquele Estado.