07/01/2017 - 4 minutos de leitura.

Unimog: o trator que virou caminhão

Conheça a história do modelo que foi criado em 1945 para uso agrícola e é um cultuado off-road

Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.


U4023 é a mais nova estrela do museu do modelo, na Alemanha

No outono de 1945, o então chefe de desenho de motores de aeronaves da Daimler-Benz, Albert Friedrich, fez os primeiros rascunhos do projeto de um trator bastante robusto para uso agrícola. Apoiado por um time de especialistas, o engenheiro fez uma parceria com a Erhard und Söhne, empresa de siderurgia criada para produzir botões, fivelas, casinhas de bonecas e medalhas religiosas.

Diferentemente dos tratores da época, o projeto previa a utilização de quatro rodas com as mesmas dimensões. Com motor a gasolina de 25 cv e câmbio de seis marchas, o veículo poderia chegar a 50 km/h, trabalhar com ferramentas agrícolas na dianteira e reboque atrás e ainda tinha espaço para levar carga na parte central.

O primeiro protótipo surgiu em 1947 com o motor OM 636 a diesel da Daimler-Benz, que abraçou o projeto – a empresa de Friedrich ainda não tinha autorização para fazer o modelo. A produção em série começou em 1948 e, logo, cerca de 600 unidades saíam da linha de montagem por ano.

Como era preciso um grande investimento para ampliar a produção, em 1950 a Daimler-Benz assumiu a operação, tornando-se proprietária inclusive das patentes do Unimog. Com isso, o logotipo com um boi cujos chifres tinham formato de “U” deu lugar à estrela de três pontas e a fabricação do modelo foi transferida para Wörth, no sudoeste da Alemanha, onde permanece até hoje.

Em 1955 surgiu Unimog S, da Série 404. Projetado para uso militar, tinha grande distância entre os eixos e, durante sua longa trajetória (só sairia de cena em 1980), serviu com bravura as forças aramadas de vários países, como a França e a própria Alemanha.

Recentemente, um modelo U 4023 off-road passou a ser a mais nova atração do Museu do Unimog, em Gaggenau, na Alemanha, onde os visitantes podem guiar vários desses caminhões em pistas repletas de obstáculos.

Reconhecido mundialmente por sua robustez, o modelo tem cabine dupla, com amplo espaço para o motorista e mais seis pessoas.

O U 4023 tem motor OM 934 LA de quatro cilindros em linha, que gera 233 cv de potência e 90 mkgf de torque. A tração é nas quatro rodas e seu peso total é de 10 toneladas.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais