07/01/2017 - 4 minutos de leitura.

Unimog: o trator que virou caminhão

Conheça a história do modelo que foi criado em 1945 para uso agrícola e é um cultuado off-road

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

No outono de 1945, o então chefe de desenho de motores de aeronaves da Daimler-Benz, Albert Friedrich, fez os primeiros rascunhos do projeto de um trator bastante robusto para uso agrícola. Apoiado por um time de especialistas, o engenheiro fez uma parceria com a Erhard und Söhne, empresa de siderurgia criada para produzir botões, fivelas, casinhas de bonecas e medalhas religiosas.

Diferentemente dos tratores da época, o projeto previa a utilização de quatro rodas com as mesmas dimensões. Com motor a gasolina de 25 cv e câmbio de seis marchas, o veículo poderia chegar a 50 km/h, trabalhar com ferramentas agrícolas na dianteira e reboque atrás e ainda tinha espaço para levar carga na parte central.

Continua depois do anúncio

O primeiro protótipo surgiu em 1947 com o motor OM 636 a diesel da Daimler-Benz, que abraçou o projeto – a empresa de Friedrich ainda não tinha autorização para fazer o modelo. A produção em série começou em 1948 e, logo, cerca de 600 unidades saíam da linha de montagem por ano.

Como era preciso um grande investimento para ampliar a produção, em 1950 a Daimler-Benz assumiu a operação, tornando-se proprietária inclusive das patentes do Unimog. Com isso, o logotipo com um boi cujos chifres tinham formato de “U” deu lugar à estrela de três pontas e a fabricação do modelo foi transferida para Wörth, no sudoeste da Alemanha, onde permanece até hoje.

Em 1955 surgiu Unimog S, da Série 404. Projetado para uso militar, tinha grande distância entre os eixos e, durante sua longa trajetória (só sairia de cena em 1980), serviu com bravura as forças aramadas de vários países, como a França e a própria Alemanha.


Recentemente, um modelo U 4023 off-road passou a ser a mais nova atração do Museu do Unimog, em Gaggenau, na Alemanha, onde os visitantes podem guiar vários desses caminhões em pistas repletas de obstáculos.

Reconhecido mundialmente por sua robustez, o modelo tem cabine dupla, com amplo espaço para o motorista e mais seis pessoas.

O U 4023 tem motor OM 934 LA de quatro cilindros em linha, que gera 233 cv de potência e 90 mkgf de torque. A tração é nas quatro rodas e seu peso total é de 10 toneladas.


Notícias relacionadas

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS