Grandes nomes de nosso mercado desde o início dos anos 80, Uno e Gol são velhos conhecidos do brasileiro. Os dois estão entre os modelos mais acessíveis do País. Em nova geração lançada no ano passado, o Fiat acaba de ganhar versão ainda mais em conta, com duas portas. Tabelada a R$ 26.490 com motor 1.0 (75 cv), ela encara a Ecomotion, do Volkswagen, que parte de R$ 26.160 com propulsor também 1.0 de até 71 cv.
Além de ser R$ 1.650 mais em conta que a quatro-portas, a nova versão do Fiat fez a Volks se mexer. Por causa da chegada do Uno, o preço sugerido para a opção Ecomotion, lançada há um ano, baixou R$ 1.370. Mas seria preciso mais do que essa redução para o Gol superar o rival.
O modelo da Fiat é fruto de um projeto moderno, com melhor aproveitamento do espaço interno, bom acerto de suspensão, manutenção (bem) mais em conta e acabamento honesto. O Volks responde com ótimo desempenho ante o de outros modelos dessa categoria – nem parece um carro 1.0. A versão Ecomotion é 10% mais econômica que o G4 “comum” e chega aos 170 km/h. O Fiat não passa dos 153 km/h. Os dados são das respectivas fabricantes.
Entrar e sair do Gol é mais fácil do que no Uno, que tem um sistema de deslizamento dos bancos dianteiros muito bom na teoria, mas nada usual na prática. Com portas maiores, no Gol há mais espaço para movimentação. O Uno contra-ataca com comandos mais bem alocados e a melhor posição de dirigir. No Gol, volante e pedais são desalinhados e não há encostos de cabeça nos bancos traseiros (nem como opcionais).
O acabamento do VW é para lá de espartano e toda vez que se acelera ou freia com um pouco mais de vontade, ocorre uma movimentação danada na cabine, que oscila muito por conta do tipo de acerto da suspensão.
Ambos ‘pelados’. É uma pena o Uno ter estilo tão moderno, com ares joviais, e andar tão atrás do Gol Ecomotion. Com a mesma “cara” desde 2005, o VW tem projeto de 1994 – modelo que ficou conhecido como Gol G2, ou “Bolinha”. O Fiat também peca quando o assunto é transmissão. O câmbio do Gol tem engates precisos e relações mais curtas. Combinado com os pneus de menor resistência à rolagem, chega-se ao resultado que mais traduz a lentidão do Uno 1.0.
Segundo as fabricantes, o Gol vai de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos. Isso é 13% (ou 1,6 segundo) mais rápido que o Uno. A lista de itens de série é uma fartura. Nos dois, “farta” quase tudo. Ambos saem de fábrica com indicador de consumo de combustível que, no caso do Uno, tem leitura mais fácil. Assim como seu painel de instrumentos, de modo geral.
Na linha 2012, o Gol passou a contar com mostradores de fundo preto. Ficou melhor em relação ao das versões 2011. Entre os equipamentos, o VW traz como diferencial o ajuste de altura do banco do motorista e o Uno, os dois apoios de cabeça traseiros.
Apesar de ser “pelado” de série, o Fiat tem uma vasta lista de opcionais e infinitos itens de personalização, que vão de adesivos a peças plásticas de estilo diferenciado. Destaque para os kits Square, Smile e Young, que, somados, têm preço de R$ 773 e dão aparência bem diferente ao modelo.
Com ar-condicionado, direção hidráulica e conjunto elétrico, o Uno duas-portas sobe para R$ 29.235.O Gol, com os mesmos itens, vai a R$ 31.420. Pesam também no bolso do dono do VW as peças de reposição. Todos os itens pesquisados são mais caros no Gol. A pintura metálica do Fiat sai por R$ 737. No Volks, custa R$ 1.030.