Uno Economy 1.4 vale a pena

Recém-lançada, versão Economy do Uno traz motor 1.4 de até 88 cv (com etanol) e mostra na prática que os R$ 1.740 cobrados a mais ante a tabela da opção 1.0 do Fiat valem a pena

Por 02 de nov, 2011 · 4m de leitura.

TEXTO: LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
FOTOS: SERGIO CASTRO

Em vez de basear a versão Economy do Uno, que traz modificações para economizar combustível, na Vivace 1.0 (de entrada), a Fiat escolheu a Attractive, que traz o propulsor 1.4. Sábia decisão. O resultado compensa os R$ 28.120 cobrados pela novidade – são R$ 1.740 a mais que a tabela da configuração mais simples.



Apesar de não ser tão equipada quanto a Attractive 1.4, tabelada a R$ 29.840, ela traz o principal: o motor. E mesmo adicionados quase todos os itens da versão mais sofisticada (como lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro e volante com ajuste de altura), a Economy continua mais em conta. Só não traz as bolsas porta-revistas nas costas dos bancos.

Os 88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque máximo representam bons 13 cv a e 2,6 mkgf a mais que o entregue pelo motor 1.0. A força extra pode até fazer o motorista se lembrar do bordão humorístico “seus problemas se acabaram.” O hatch é ágil, tem respostas seguras e se sai muito bem no trânsito. Bem diferente da lerdeza exibida pela versão 1.0.


E é inevitável seguir as indicações do econômetro, prosaico medidor de consumo instantâneo que está em todas as versões Economy dos Fiat. A regra é básica: mantenha-se sempre na faixa verde para poupar combustível. Embora seja simples, o recurso funciona bem.

Conforme informações da empresa, essa versão é até 15% mais econômica que a Attractive, que traz o mesmo motor. Isso não é obra só do econômetro, mas da adoção combinada de diferencial do câmbio 9% mais longo e pressão dos pneus (35 libras, ante 28 da Attractive), para fazê-los menos resistentes à rodagem.


Como essa solução deixaria o rodar muito duro, molas e amortecedores foram recalibrados. E a altura do hatch compacto em relação ao solo diminuiu 10 mm. Mas o modelo continua molenga em curvas.
O Uno Economy vem calçado com pneus 175/65 R14, maiores que os da Vivace: 165/70 R13. Por fora, além do fundo verde para o logo na traseira e a insígnia do nome, ele se diferencia da configuração mais barata por ter para-choques, maçanetas e retrovisores pintados da cor da carroceria. Na Vivace esses itens são pretos.