Luís Felipe Figueiredo
Para quem gosta de fora de estrada mas tem o orçamento curto ou só encara eventualmente trechos de estrada de terra e não quer partir para um jipe, a versão com visual aventureiro do Fiat Uno pode ser uma boa opção. Chamada Way, é disponível com motor 1.0, a R$ 29.030, ou 1.4, a R$ 32.480. A questão é: vale a pena pagar mais R$ 3.450 para ter 13 cv e alguns itens extras?
Se você não faz questão da potência e vai circular por trechos com pouca lama, fique com a versão 1.0. A vantagem da tabela continua mesmo se o carro for equipado com os poucos itens a mais que a 1.4 traz de série.
A curta lista inclui cintos laterais traseiros retráteis, limpador, lavador e desembaçador do vidro de trás. Oferecidos em pacotes, esses equipamentos somam R$ 922 ao preço da versão 1.0, que ainda assim é R$ 2.500 mais em conta que a 1.4.
A de entrada não tem pneus de uso misto, que ajudam a superar alguns obstáculos e garantem aderência extra em pisos enlameados. No asfalto, por outro lado, eles geram mais vibração, sofrem maior desgaste e são mais caros. A diferença fica em torno dos R$ 100 por unidade.
O comprador de um Way 1.4 pagará mais que o de um 1.0 para ter uma das sete cores metálicas. São R$ 951 cada, ante R$ 707 no caso da versão de entrada.
Os 13 cv a mais do motor 1.4 (até 88 cv, ante 75 cv do 1.0) ajudam a dar desempenho um pouco melhor ao hatch, mas a diferença não chega a impressionar.
Mais relevante é a piora no nível de vibração transmitido ao interior do compacto Fiat pelo motor maior, que chega a incomodar. No caso da configuração 1.0 isso não acontece.