
A linha 2018 do subcompacto Up! chega às autorizadas Volkswagen no fim do mês com atualizações no visual, redução do número de versões e simplificação dos pacotes de opcionais. Trata-se da primeira grande mudança feita no subcompacto, que foi lançado em 2014. A parte mecânica não mudou: motores 1.0 flexíveis de até 82 cv (aspirado) ou até 105 cv (turbinado) e opções de câmbio manual ou automatizado. Os preços ainda não foram revelados.
Os para-choques ficaram mais encorpados, adicionando 84 mm ao comprimento do carro. Os faróis tiveram as luzes reordenadas e as lanternas traseiras, agora escurecidas, têm nova assinatura visual. Além disso, as versões equipadas com o motor 1.0 turbo, que já eram facilmente reconhecíveis pela tampa traseira preta, agora têm detalhes exclusivos também na dianteira: um escudo preto na parte inferior do para-choque e um filete vermelho unindo os faróis.
Por dentro, há novas padronagens para os bancos e texturas para o painel – que ganhou um suporte para celular, de série em todas as versões. O volante é o mesmo do Fox e os instrumentos se alinharam aos do Up! europeu, com conta-giros maior e uma tela de 3,5” que exibe informações do sistema de som e computador de bordo. A partir da versão Move, um filete de LEDs brancos percorre a linha de cintura do painel, acendendo uma suave aura horizontal quando as lanternas são ligadas.
Outra novidade é a racionalização dos catálogos. São quatro versões: Take (básica), Move (intermediária), High (de topo, agora sem as antigas variantes Red, White e Black) e Cross (com apelo visual aventureiro). A carroceria com duas portas saiu de linha, em razão da baixa procura, e a opção de transmissão automatizada i-Motion agora é oferecida apenas na versão Move com motor 1.0 aspirado.
Para manter um preço de entrada acessível, a opção Take preservou o quadro de instrumentos antigo, sem conta-giros, e não oferece comandos multifuncionais no volante. Ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricos e volante com ajuste de altura são vendidos à parte, em um pacote.
As demais versões já vêm de fábrica completas – o consumidor poderá acrescentar apenas o sistema de som com aplicativo Maps & More e, no caso do catálogo High, os bancos de couro sintético.
Há, ainda, a série especial Up Connect (que aparece nas fotos desta reportagem), um pacote de itens de personalização aplicado sobre a versão Move Up TSI. Ela traz retrovisores externos e teto pintados de preto (o teto também pode vir na cor da pintura), rodas de liga leve de 15″ exclusivas com efeito diamantado, faixas laterais adesivas e sistema de som. São três as opções de cor: Azul Lagoon, Prata Sirius e a inédita Laranja Habanero.
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018
Volkswagen Up! 2018