
A Volkswagen vai lançar o GT Up!, versão esportiva do compacto, até junho. E o modelo tem grandes chances de se tornar o primeiro nacional a ter um motor 1.0 três cilindros turbo. Em entrevista à Automotive Business, o diretor-geral da BorgWarner, Vitor Maiellaro, disse que a empresa de autopeças vai iniciar o fornecimento dos turbos para uma grande montadora a partir de maio, e fontes afirmam que a escolhida é a Volks.
O motor será o mesmo 1.0 de três cilindros flexível da versão convencional, mas sobrealimentado e com injeção direta de combustível, o que elevaria a potência dos atuais 82 cv para até 120 cv. O câmbio será manual de seis velocidades. Esse propulsor foi mostrado no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo e deve equipar, além compacto, o jipinho Taigun, ainda sem previsão de estreia. Na parte visual, o GT Up! se diferencia por ter rodas de liga leve maiores e exclusivas, grade frontal diferenciada, aerofólio mais proeminente e interior esportivo.
A chegada do GT Up!, no entanto, deve ser apenas um abre-alas. Devido ao Inovar-Auto, as fabricantes precisam ter motores mais eficientes – e o marketing precisa de propulsores mais fortes. Com isso, o turbo surge como uma boa solução, mesmo para motores pequenos como os 1.0 modernos que estão chegando ao Brasil.