12/03/2014 - 5 minutos de leitura.

Up! e Uno disputam o trono entre os básicos

Up! aposta na irreverência e boa mecânica para desbancar Uno

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Em 2010, a Fiat causou frisson ao lançar a atual geração do Uno, que deixava para trás o visual quadradão e apostava no estilo “divertido”. Com o Up!, que acaba de chegar ao País e, por sinal, lembra bastante o rival mineiro, a Volkswagen lança mão da mesma estratégia. Neste comparativo entre as versões de entrada, com motor 1.0 e quatro portas, o novato superou o veterano em quase todos os itens avaliados (confira à direita).

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Veja todas as informações do novo Corolla

Continua depois do anúncio

Um dos poucos pecados do Up! é o preço. A tabela da opção Take parte de R$ 28.900, ante os R$ 27.590 do Uno Vivace. Ao volante, essa aparente vantagem do Fiat desaparece.

Com direção direta e suspensão firme, o VW é ideal para quem gosta de uma “tocada” mais esportiva. O lado negativo é o menor conforto, principalmente para os dois passageiros do banco de trás. Por ser mais “mole”, a suspensão do Uno é mais eficiente ao filtrar as irregularidades do piso.


O motor do Up! é mais potente que o do Uno e produz um agradável ruído, algo comum nos três-cilindros. Com 100% de etanol no tanque, o VW precisa de 12,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h – ele é 1,4 segundo mais rápido que o Fiat, de acordo com dados divulgados pelas fabricantes.

De relações curtas, o câmbio do VW tem engates fáceis e precisos. Diferentemente da caixa do Fiat, cuja alavanca com curso mais longo resulta em mais trabalho para o motorista na troca de marchas.


Na hora de abastecer, o Up! também leva vantagem. A Volkswagen promete consumo de 9,1 km por litro de etanol, ante 8,3 km/l do Uno. No quesito porta-malas, há um empate técnico. O do Uno tem 280 litros e chega a 290 litros quando se regula a inclinação do banco traseiro. No Up!, são 285 litros e há, entre os opcionais, um dispositivo que permite separar o bagageiro.

Por outro lado, o espaço interno do Uno é maior. São 11 cm a mais na distância do banco traseiro para o dianteiro.


1º VW TAKE Up! – 59 PONTOS

Preço sugerido – R$ 28.900

Motor – 1.0, e cil., 12V, flexível


Potência – 75 cv (gasolina)/82 cv (etanol) a 6.250 rpm

Torque – 9,7 mkgf (gasolina)/10,4 mkgf (etanol) a 3.000 rpm

Câmbio – Manual, 5 marchas



2º FIAT UNO VIVACE – 54 PONTOS

Preço sugerido – R$ 27.990


Motor – 1.0, 4 cil., 8V, flexível

Potência – 73 cv (gasolina)/75 cv (etanol) a 2.250 rpm

Torque – 9,5 mkgf (gasolina)/9,9 mkgf (etanol) a 3.850 rpm


Câmbio – Manual, 5 marchas



Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

VER TODAS AS OFERTAS