Equilíbrio é a palavra que definiu o comparativo entre a série especial Speed Up! TSI e o Ka na versão de topo, SEL 1.5. O Volkswagen se destaca pela inovação tecnológica – é o primeiro modelo produzido no País com motor 1.0 turbo e injeção direta de combustível. Com o três-cilindros, o carrinho pode rodar até 800 km com um tanque (de gasolina). Mas isso tem preço: a tabela da edição limitada parte de R$ 49.990.
E foi esse um dos fatores que determinaram a derrota, por dois pontos apenas, do Speed Up! diante do Ka SEL 1.5. Com preço sugerido de R$ 48.190, o Ford oferece mais espaço aos ocupantes, além de acabamento com qualidade nitidamente maior. E, ao volante, passa a impressão de ser um carro de categoria superior à do rival.
No Volks, a principal vantagem é o excelente desempenho aliado ao consumo de combustível tão baixo que lhe garantiu o posto de carro flexível mais econômico do País, de acordo com a mais recente lista do programa de etiquetagem veicular divulgado pelo Inmetro (leia mais abaixo). Ele só está atrás de modelos híbridos.
Seu motor 1.0 turbo entrega 105 cv de potência, ante 110 cv do 1.5 aspirado do Ka. O torque, de 16,8 mkgf, além de ser superior aos 14,9 mkgf do Ford, surge às 1.500 rpm – no rival a entrega plena é a partir das 4.250 rotações (os dados são com etanol).
Na prática, o Speed Up! TSI é mais ágil em acelerações e retomadas em qualquer regime de rotação. Por isso, oferece desempenho superior ao do Ka não somente na cidade, onde os motores pequenos com turbo costumam se dar bem, como na estrada. Os dois têm câmbio manual de cinco marchas com características parecidas: são precisos e os engates, fáceis.
A boa estabilidade em curvas e em alta velocidade é um dos destaques desses carrinhos. <IP9,0,0>Em parte, o mérito é da direção com assistência elétrica, que vem de série em ambos.
A do Ford é um pouco mais precisa que a do Volkswagen. Contribui para a dirigibilidade superior o fato de o Ka ser o único carro do segmento feito no Brasil com programa eletrônico de estabilidade (ESP).
Nos dois há ajustes de altura para assento e volante, o que facilita a tarefa de encontrar a melhor posição de guiar. A profundidade da coluna de direção bem que poderia ser regulável.
O acabamento do Ka é melhor que o do rival. Não há luxo, mas os revestimentos superam os do VW, que, de tão espartano, tem várias partes da lataria à mostra na cabine.
O ajuste elétrico dos retrovisores externos, de série no VW, é vendido como acessório para o Ford nas autorizadas. Em contrapartida, o Ka acomoda melhor dois adultos no banco de trás e seu porta-malas leva mais bagagem, apesar de, nominalmente, ter menor capacidade.
A lista de equipamentos é semelhante, mas o Ka tem um dispositivo ligado à central multimídia que envia a posição do carro ao Samu em caso de acidente grave. O Speed Up! contra-ataca com bancos de couro e a pintura exclusiva da série, que contrasta o preto do teto com o branco do resto da carroceria.