Utilitários importados fazem sucesso em suas linhas

Por 06 de jan, 2013 · 3m de leitura.

Os modelos compactos foram os últimos a ser lançados na linha de utilitários-esportivos das marcas de luxo alemãs. O primeiro a chegar ao mercado foi o X1, da BMW, que começou a ser vendido na Europa em 2009 e desembarcou no Brasil em 2010.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Passou a ser o utilitário de entrada da BMW, que já contava com X5 (grande) e X3 (médio). Atualmente, é o mais vendido entre os três, com 2.645 unidades comercializadas no ano passado. Na linha da montadora alemã, ficou atrás apenas do sedã Série 3 (3.068 exemplares).


A trajetória do Q3 (acima) é semelhante à do X1. É o menor da linha de utilitários Audi (que tem o grande Q7 e o médio Q5). Porém, ele chegou “atrasado”. Foi lançado no Brasil apenas no ano passado, mas já começou bem, à frente dos irmãos “maiores”. Teve 678 emplacamentos em 2012.

O Q3 ainda não conta com versão acessível como a sDrive 118i do X1. A mais barata tem preço de R$ 149.900. É com ela que a novata sDrive 20i (leia avaliação acima) vai competir.


A Mercedes-Benz ainda não tem representante no segmento. Atualmente a marca vende o grande Classe G e o médio GLK. Seu pequenino GLA está previsto para 2014 e compartilhará plataforma com o Classe A.

A produção do X1 no Brasil está confirmada. Começa entre o fim deste ano e o início do próximo. Q3 e GLA estão cotados por suas montadoras para serem fabricados no Brasil.

Líder. O mais vendido desse segmento não é alemão. Trata-se do inglês Land Rover Range Evoque, que teve 4.149 emplacamentos em 2012.