Você está lendo...
Utilitários: segmento tem seis ‘divisões’
Notícias

Utilitários: segmento tem seis ‘divisões’

Há desde os modelos compactos aos bem grandes, além de jipes com carroceria sobre chassi

25 de mar, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Utilitários: segmento tem seis 'divisões'
Peugeot 2008 chega até junho para reforçar categoria de compactos

Desde que foi lançado, em 2003, o EcoSport aparece no topo da lista de utilitários-esportivos mais vendidos do País (veja ranking abaixo). Em raras ocasiões, como na mudança da primeira para a segunda geração, o Ford perdeu o primeiro lugar para aquele que era, até agora, seu principal rival: o Renault Duster.

Mas agora o segmento de compactos está crescendo. A Honda acaba lançar o HR-V, a Jeep começa a vender o Renegade em abril e em junho será a vez do Peugeot 2008.

Publicidade


Outros concorrentes são Chevrolet Tracker, Hyundai Tucson, Chery Tiggo e Lifan X60.

Mas, apesar de os compactos dominarem as vendas do segmento, há modelos de outros vários portes e preços.

Na categoria imediatamente acima, de médios, há variedade de nacionalidades. Fazem parte desse grupo veículos de marcas asiáticas, como o Hyundai ix35, que é o mais vendido do grupo, e europeus, caso de Audi Q3 e Range Rover Evoque.


Subindo um pouco mais chega-se aos médios-grandes, cujo destaque é o Hyundai Santa Fe. E também os mais sofisticados, como o BMW X3 e o Mercedes-Benz GLK, por exemplo.

Há também os modelos grandes (com mais de 5 metros), os jipes “de verdade” e os derivados de picapes (veja abaixo).

OS DEZ UTILITÁRIOS MAIS VENDIDOS (JANEIRO E FEVEREIRO DE 2015)


1º Ford EcoSport – 6.211 unidades
2º Renault Duster – 5.227
Hyundai Tucson – 2.720
Hyundai ix35 – 2.091
5º Mitsubishi ASX – 1.790
6º Chevrolet Tracker – 1.687
7º Kia Sportage – 1.463
8º Toyota SW4 – 1.353
9º Mitsubishi Pajero – 1.305
10º Toyota RAV4 – 1.106

A DIVISÃO DO SEGMENTO

COMPACTOS


É o segmento que terá o maior número de novidades neste ano, como o 2008. O HR-V acaba de chegar e o Renegade virá em abril. Com tabela a partir de R$ 66.200, o EcoSport é o líder de vendas, seguido pelo Duster, que parte de R$ 59.600.

MÉDIOS

Tem variedade. O líder ix35 parte de R$ 99.900, mesma faixa de CR-V, RAV4, Captiva e Sportage. O Mitsubishi ASX é o mais barato (R$ 86.490). Dos europeus, a lista vai do Q3 (a partir de R$ 141.990), ao Evoque (R$ 193.500). O Discovery Sport (R$ 179.900) virá em abril.


MÉDIOS-GRANDES

Entre os com dimensões entre 4,6 e 4,7 metros, o Santa Fe é o líder e tem tabela a partir de R$ 176.990. Há ainda Q5, GLK e X3, todos na casa dos R$ 200 mil, além do grandalhão Jeep Grand Cherokee.

GRANDES


Há três Land Rover: Discovery (D), Range Rover Sport e Range Rover Vogue. Q7, X5 e ML também fazem parte da lista, além do Kia Mohave e do Dodge Durango. Todos custam mais de R$ 200 mil. O Mitsubishi Pajero Full é o mais em conta: parte de R$ 186.990.

DERIVADOS DE PICAPES

Do segmento, há três opções no País . O SW4 tem preço a partir de R$ 114.050 e é baseado na Hilux. Variante da S10, o Trailblazer começa em R$ 147.790 e o Pajero Dakar, utilitário derivado da L200, parte de R$ 146.990. Outro que está a caminho é o Everest, cuja base será a Ranger.


JIPES

Embora não sejam derivados de picapes, também têm construção com carroceria sobre chassi e são raras as opções no País. Entre elas está o brasileiríssimo Troller T4 (à esq.), a R$ 110.990. Outro que é feito no Brasil, o Suzuki Jimny começa em R$ 60.323. O Jeep Wrangler, por sua vez, sai a R$ 159.900.


Hyundai Creta New Generation Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Deixe sua opinião