Não é só no mercado de novos que os utilitários-esportivos têm chamado a atenção. Pouco a pouco, eles estão começando a ocupar os lugares mais nobres também nas lojas de usados.Segundo o gerente comercial da Planetcar, na zona norte, Michel Santos, as vendas de modelos dessa categoria estão em plena evolução e atualmente respondem por cerca de 30% dos negócios da empresa. No showroom, os utilitários são os que ficam mais próximos da calçada, de frente para a rua, para atrair a clientela.
Santos afirma que a razão do aumento na procura está ligada à sensação de maior conforto e segurança oferecida por esse tipo de veículo. Ele diz que, após comprar um utilitário-esportivo, dificilmente o cliente voltará a adquirir outro tipo de carro. “O mais comum é ele ir evoluindo dentro do segmento”, diz.
Assim como ocorre com os zero-km, os jipes de segunda mão atraem homens e mulheres. “Quando o casal começa a circular pela loja olhando os carros, ela sempre escolhe um utilitário”, afirma Santos.O utilitário seminovo, assim como o novo, dificilmente será utilizado na terra. “Na maioria dos casos, é para uso urbano.”
Proprietário da multimarcas Trans-Am, Munir Faraj confirma o sucesso desses veículos entre os clientes. “Eles são um sonho de consumo.” De acordo com o comerciante, esses modelos têm boa saída principalmente no período que antecede as férias. “Em novembro e dezembro, vende tudo”, diz.
Ele conta que um cliente que estava indo para Goiás trocou um Chevrolet Cobalt recém-comprado por um Hyundai Vera Cruz. Segundo Faraj, muitos aceitam trocar o carro por algum jipe mais velho só para ter o carro maior. “Pelo mesmo valor, o cliente pode deixar um Corolla 2013, por exemplo, e levar um Vera Cruz 2011.”
Foi o que fez o estudante de jornalismo Victor Alves. Ele trocou seu Honda Civic por um Hyundai Tucson 2011. A escolha pelo utilitário usado ocorreu por causa da semelhança com o zero-km. “Não vi vantagem em pagar muito mais para ter o modelo novo.”
DICAS
Cautela.A aquisição do usado requer inspeção cuidadosa e no caso de utilitários a atenção deve ser redobrada. Procure por marcas de uso severo, como em competições ou trilhas.
Sujeira.Carros utilizados na terra costumam guardar sinaispara sempre. Desconfie de poeira no revestimento do capô e na manta acústica da divisória com a cabine.
Olhe por baixo. É importante levantar o carro para uma checagem na parte inferior. “Cicatrizes” como amassados no protetor de cárter ou no para-choque podem indicar uso em trilha.
Barulhos.É imprescindível fazer test-drive. Desligue o som e preste atenção para checar se não há ruídos em sistemas como câmbio, tração, suspensão e motor, entre outros.
Vazamentos.Passar “voando” por buracos e lombadas é considerado uso severo. Confirme se não há vazamentos na direção e amortecedores ou manchas de óleo sob o veículo.
Manual.Confira se as revisões foram feitas. Seminovos em geral estão na garantia (a maioria é de três anos). A cobertura pode ser perdida caso esse serviço não seja realizado.