V40 R-Design é hatch com boa dose de pimenta

Avaliamos a versão esportiva do Volvo belga, que tem preço de R$ 138.950 e motor de 210 cv

Por 23 de out, 2013 · 4m de leitura.
Carro traz incrementos visuais por dentro e por fora

Fãs de hatches com pegada esportiva acabam de ganhar um belo brinquedo. A Volvo traz ao País o V40 R-Design, por R$ 138.950. Para enfrentar o rival alemão BMW 125i M Sport (R$ 154.950), o belga oferece linhas sedutoras, acabamento impecável e motor 2.0 turbo de 210 cv.

Os incrementos da versão R-Design aparecem por dentro e por fora. São exclusivos volante, pedais, tapetes, para-choques e as rodas de alumínio, de 18”. Retrabalhado, o motor de cinco cilindros gera 30 cv a mais que o da versão Dynamic, de entrada na linha, e pode acelerar o V40 R-Design de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, de acordo com informações da fabricante. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais na alavanca.


O bom casamento entre motor e transmissão é um dos destaques do modelo. Quando se crava o pé no acelerador, as marchas são passadas com suavidade, enquanto o propulsor ruge gostoso e a velocidade sobe rapidamente. As retomadas também agradam.

Em curvas, o V40 fica grudado no chão – os controles de tração e estabilidade corrigem escapadas involuntárias e mantêm o carro na trajetória. A direção elétrica é precisa.


Na cabine, a combinação de couro e alumínio é sóbria sem comprometer a esportividade. Os bancos dianteiros têm apoio lombar e abas laterais que abraçam os ocupantes. O do motorista traz ajustes elétricos e três memórias.

Entre os itens de série há ar-condicionado digital, teto solar, air bags frontais e laterais, sensor de estacionamento, controle automático de velocidade de cruzeiro e sistema multimídia com tela de 7”. O painel de instrumentos, digital, tem três modos de exibição. O sistema Sensus Connected Touch (por R$ 7.190) faz do V40 uma central de internet sem fio.


Pena que o funcionamento dos recursos tecnológicos não seja intuitivo. Antes de usá-lo, é preciso fazer a lição de casa e estudar bem os comandos.