V60 Racing mostra face esportiva da Volvo

Por 24 de fev, 2013 · 5m de leitura.

Leandro Alvares/ PORTO ALEGRE

Consolidada como um exemplo na produção de automóveis seguros, a Volvo agora está empenhada em relembrar os consumidores que também possui vocação esportiva. Para isso, desenvolveu no Brasil uma versão de corrida da perua V60.

Batizado de V60 Racing e com as cores do Volvo 850, que disputou o Campeonato Britânico de Turismo de 1994, o modelo foi mostrado em outubro, no Salão do Automóvel de São Paulo, após cinco meses de desenvolvimento.


“Ele foi criado sobre a base da opção T5 Dynamic R-Design da V60, por ser a única que tínhamos em mãos. É um carro para eventos, não será vendido. Investimos cerca de R$ 35 mil no projeto”, afirma o presidente da Volvo para o Brasil, Paulo Solti.

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Poucos itens da perua original, tabelada a R$ 149.900, foram modificados para esta versão. O motor é o mesmo 2.0 quatro-cilindros com injeção direta de gasolina e turbo que, graças à melhorias no sistema de admissão e escapamentos, saltou de 240 cv a 260 cv. O torque foi preservado: são 32,6 mkgf disponíveis logo às 1.800 rotações.

Também foi mantida a transmissão automatizada de seis velocidades e dupla embreagem, de respostas rápidas quando se opta pelas trocas sequenciais na alavanca do câmbio. Este, aliás, é o modo mais divertido de “brincar” em uma pista de corrida, como o circuito Velopark, onde foi feita a avaliação do modelo. A cada troca (precisa) de marcha, o piloto é surpreendido com um estampido encorpado emitido pelos escapamentos, digno dos carros de competição.

A suspensão da V60 preserva os amortecedores originais, mas tem menor altura em relação ao solo e traz molas H&R, específicas para competições. As rodas são as mesmas de 18 polegadas, mas calçadas em pneus 235/40 R18 de maior aderência, qualidade que se comprova ao contornar com vigor curvas de média velocidade. A perua não desgruda do solo e, mesmo sendo mais leve que o modelo original (por causa da retirada de todo revestimento interno, bancos e forrações), é preciso ser muito arrojado para perder seu controle.


No fim da reta principal do Velopark, onde o velocímetro belisca os 200 km/h, os freios redimensionados, com discos de 16,5” do utilitário-esportivo XC60, se encarregam de segurar o ímpeto da perua, que também empolga com sua enorme facilidade para retomar altas velocidades com a devida sensação de segurança.

Esse aspecto, aliás, não perdeu espaço para a esportividade. Para encarar as pistas, a V60 Racing recebeu gaiola estrutural, bancos do tipo concha de competição, cinto de segurança de quatro pontos e volante revestido de alcântara. Um ponto negativo? Só quando pedem para você parar de pilotar.


Viagem feita a convite da Volvo