Você está lendo...
As várias faces do Sul
Notícias

As várias faces do Sul

No percurso da expedição conhecemos moradores com histórias de vida marcantes

Redação

28 de jun, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:‘Seu’ Alcides tem vida pacata no interior de SC. Foto: Sérgio Castro/Estadão

Nos mais de 1750 quilômetros rodados em 25 dias de expedição seria impossível conhecer mais a fundo os Estados da região Sul sem o entrosamento humano. Foram várias as recepções calorosas ao longo do caminho. Muitas começaram com olhares curiosos para a equipe, principalmente no interior – já que visitamos cidades muito pequenas, como São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, com seus nove mil habitantes.

No trajeto, fomos brindados com histórias marcantes, como a de Mohamed Razzak, libanês que há 30 anos abriu um restaurante árabe em Paranaguá, no litoral paranaense. No Brasil, ele constituiu família e se emocionou ao contar sua trajetória para nossa equipe.

Realidades simples, mas muito impactantes, foram vividas por “seu” Alcides, que mora com a família nos arredores de Porto União, em Santa Catarina. Dono de uma plantação de frutas e verduras, parte vendida para o comércio da cidade, ele celebra uma vida ainda mais pacata, distante do movimento da calma cidadezinha.

Publicidade


Trabalho. Durante a jornada, notamos uma grande preocupação dos moradores dos locais visitados com a preservação da história, tradições e natureza da região. Esse engajamento é visto em pessoas como a gerente de projetos especiais do Parque das Aves de Foz do Iguaçu, Jéssica Wandscheer, que ajuda a preservar mais de 100 espécies de aves no local. Lá, os visitantes podem ver de perto os animais em vários estágios de crescimento e recuperação – boa parte desses animais vai para o parque após ter sido apreendida em operações policiais.

Os empresários Márcio Brandelli e Fábio Casarotto, de Bento Gonçalves (RS), dão um ar de frescor às tradições à mesa sulista. Bradelli está à frente da vinícola Almaúnica, que promove uma renovação na forma de produzir vinhos na famosa região. Já Casarotto, junto com a chef de cozinha Jerusa Vanni, toca a Casa Vanni, restaurante que funciona em um antigo casarão de imigrantes italianos e serve versões de receitas francesas com um toque gaúcho.

Deixe sua opinião