
Eles podem ser considerados uma espécie em extinção. Leis que restringem consumo e emissões de poluentes estão aos poucos matando os motores grandes, e os primeiros da linha são os 12 cilindros. Donos de um ronco singular e entrega de força linear e muita suavidade de funcionamento, eles se tornaram ainda mais complexos e caros demais para continuar em linha.
No entanto, algumas marcas os mantém em produção e um dos motivos é simples fator tradição. É claro que motores com oito, ou mesmo seis, cilindros conseguem chegar a números semelhantes de potência e torque de um V12, mas nem de longe com o mesmo glamour.
A Volkswagen recentemente anunciou um novo motor W12 de 6,0 litros capaz de produzir mais que os 608 cv do atual doze cilindros oferecido pela marca. O “motorzão” biturbo estará no novo Bentley Bentayga, assim como numa série de modelos luxuosos do grupo Volkswagen, como os futuros Audi A8, VW Phaeton e até mesmo em algumas versões topo do recém apresentado Q7.
Listamos doze modelos ainda à venda no mundo com essas jóias mecânicas sob o capô, veja na galeria a seguir:
Pagani Zonda
Pagani Zonda
Ferrari FF
Ferrari FF
Mercedes-Benz S600
Mercedes-Benz S600
BMW 760Li
BMW 760Li
Ferrari F12berlinetta
Ferrari F12berlinetta
Aston Martin Virage
Aston Martin Virage
Lamborghini Aventador
Lamborghini Aventador
Bentley Continental GT
Bentley Continental GT Speed
Aston Martin Vanquish
Aston Martin Vanquish
Rolls-Royce Phantom
Rolls-Royce Phantom
Audi A8L W12
Audi A8 L W12
Ferrari LaFerrari
Ferrari LaFerrari