Mesmo com o mercado em franca expansão, ter um modelo elétrico no Brasil ainda é uma escolha com muitos poréns ao consumidor, sendo o principal deles a autonomia. Com baterias e motores dos mais diversos tamanhos, separamos 10 modelos elétricos em uma lista, com metade das maiores autonomias do mercado, e outra com as cinco menores.
Há modelos para todos os bolsos, desde subcompactos até SUVs de luxo. Para apresentar os números de autonomia presentes na lista, usamos como base o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), com valores referentes à última atualização da tabela, em dezembro de 2024. Vamos começar pelas menores autonomias.
10 elétricos com menor autonomia no Brasil
Entre as menores autonomias do País, começamos pelos menores carros. Ou nem tão menores assim, apesar do que o nome sugere. O menos eficiente do Brasil no momento é o Mini Cooper S Electric, com apenas 161 km de alcance elétrico. Em segundo lugar, está o BYD ET3, furgão elétrico da marca chinesa, com motor de 135 cv e 18,3 mkgf de torque, e máxima de 100 km/h.
Assim, fechando o top 5 das piores autonomias entre os elétricos à venda no Brasil, outro de origem chinesa. Desta vez, o subcompacto JAC E-JS1, que assume o terceiro lugar, com apenas 181 km de alcance elétrico. Fechando as duas últimas posições, outros dois modelos: o Renault Kwid E-Tech, com 185 km de alcance, e o veterano Nissan Leaf, com 192 km.
Os 10 com maior autonomia no Brasil
Do outro lado da tabela, quem tem mais alcance elétrico no País atualmente. O BMW iX xDrive 50 Sport lidera a lista de elétricos com maior autonomia no Brasil, oferecendo 528 km com uma carga e bateria de 111,5 kWh. Em segundo lugar, o Chevrolet Blazer EV possui autonomia de 481 km. Por fim, fechando o pódio, o BMW i7, sedã que combina luxo e desempenho, rodando até 479 km.
Na quarta posição, o Porsche Macan empata com o Chevrolet Equinox EV, ambos com 443 km de autonomia. O Macan, no entanto, se destaca pela potência e versões variadas: a de entrada tem 340 cv (360 cv com overboost) e 57,4 mkgf, enquanto a versão Macan 4 chega a 408 cv e 66,3 mkgf. Já o Equinox EV, lançado em outubro, traz dois motores que somam 292 cv e 46 mkgf, alimentados por uma bateria de 85 kWh.
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