Você está lendo...
Veja as tecnologias que parecem coisa de carro do futuro
Tecnologia

Veja as tecnologias que parecem coisa de carro do futuro

Veículos já são capazes de fazer curvas e manobras de estacionamento sem interferência do motorista

18 de jan, 2017 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja as tecnologias que parecem coisa de carro do futuro
Sistema do Série 7 faz manobras em vagas perpendiculares e de baliza

Até o início da década passada, poucos seriam capazes de imaginar que teríamos carros capazes de rodar sem o auxílio do motorista antes de 2050. Prever a possibilidade de comandar o sistema de som do veículo por meio de gestos, então, parecia coisa de ficção científica – os ajustes eram feitos por meio de botões.

E ter uma tecnologia que faz as vezes de manobrista? Essa veio até rápido, mas, principalmente no Brasil, pouca gente sabe que há diversos carros com esse recurso à venda.

Publicidade


Mas, para a indústria automotiva, o futuro chegou rápido. Atualmente há carros com tecnologias que nem Robert Zemeckis, diretor de “De Volta para o Futuro”, poderia ter imaginado.

E os próximos anos prometem surpreender ainda mais. Veja alguns exemplos.

ASSISTÊNCIA AO ESTACIONAMENTO
O sistema já é um velho conhecido e está disponível até no Ford Focus. Antes, só ajudava a estacionar em vagas de baliza, esterçando o volante e dizendo ao motorista quando frear e acelerar. Depois, passou a colocar o veículo em vagas perpendiculares. Em automóveis mais modernos, já não há necessidade de acionar os pedais de acelerador e freios; o sistema faz isso automaticamente. Em alguns países, já é possível parar o carro sem necessidade de haver alguém ao volante. A tecnologia é comandada pela chave, no BMW Série 7, e por meio de aplicativo de smartphone, no Classe E (esse recurso não foi homologado para os Mercedes-Benz no Brasil). O próximo passo é fazer com que, por meio de comandos feitos do lado de fora, o carro possa procurar vagas sozinho.


PAINEL VIRTUAL
No lugar do quadro convencional, o sistema tem tela personalizável, na qual o motorista escolhe quais informações quer ver em destaque. O primeiro com essa solução foi a terceira geração do Land Rover Range Rover Vogue, lançada na Europa em 2010. A partir de 2014, o sistema passou a vir nos novos Audi que chegaram ao Brasil, como TT, Q7 e A4, em versão bem mais moderna. Nos carros alemães, dá para colocar em destaque velocímetro e conta-giros, mapas do navegador GPS e dados do sistema de som, por exemplo. O F-Pace, da Jaguar, levou a tecnologia além: seu painel virtual projeta imagens em 360° do local para o qual o carro está indo. A tecnologia, porém, não está disponível no País.


COMANDOS POR GESTOS
Disponível no BMW Série 7 – inclusive na versão vendida no Brasil -, o sistema permite que o motorista (ou o ocupante do banco dianteiro) posicione o cotovelo sobre o console e acione diversas funções na tela central. Girando os dedos dá para regular o volume do som. Com movimentos das mãos estendidas é possível escolher imagens de qualquer câmera externa.

CARRO AUTÔNOMO
Os sistemas disponíveis ainda são semiautônomos e exigem que o motorista segure o volante enquanto o carro roda. A tecnologia utiliza radares e sensores para frear e acelerar, além de movimentar o volante, inclusive para contornar curvas. O novo Mercedes Classe E trouxe um avanço: se o motorista não reagir aos avisos para retomar o volante, o sistema pode parar o sedã sozinho. A Audi promete lançar neste ano o primeiro carro com funções autônomas. Trata-se do novo A8, cujo sistema será capaz de assumir o volante, conforme a situação, sem interferência do motorista. A estreia do carro autônomo está prevista para a próxima década.


HEAD-UP DISPLAY
Lançado em meados da década passada, no BMW Série 5, o dispositivo projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa do carro, permitindo que o motorista não desvie os olhos da pista, o que aumenta a segurança. Com o passar dos anos, o recurso passou a suportar cada vez mais informações, e de maneira personalizável, permite que o motorista escolha o que deseja ver. O próximo passo é o uso de realidade aumentada, recurso mostrado no protótipo Q8, da Audi. Será possível ver no para-brisa ainda mais informações, como mapas e imagens em 3D. Haverá até a possibilidade de fazer compras sem sair do carro, com auxílio de comandos de voz.


Deixe sua opinião