O mercado de automóveis nem sempre é receptivo com todos os modelos. Alguns carros patinam nas vendas desde o lançamento, outros vão perdendo vendas gradualmente a medida que a concorrência vai se modernizando e eles não acompanham. Em outros casos, o próprio segmento cai em declínio, como o de hatches médios.
E é exatamente por isso que o tão amado Volkswagen Golf vendeu apenas 203 unidades em setembro. O modelo vende menos que os principais concorrentes, Focus e Cruze, e tem dificuldades em emplacar. Além da queda dos médios, o alto preço o coloca em concorrência direta com os SUVs, muito mais sedutores. Atualmente, o Golf parte de R$ 91.790 para a versão Comfortline com motor 1.0 turbo e câmbio automático.
Já carros como o Citroën C3 padecem da idade do projeto. Vendeu apenas 475 unidades em setembro – um de seus concorrentes, o Fiat Argo, emplacou 6.395 carros no mesmo período. O C3 já ganhou uma nova geração na Europa, bem mais moderna, mas que ainda está distante do Brasil. Embora tenha preços na média da concorrência, já não tem mais o mesmo apelo de antes.
Sedã raro
Outro modelo da PSA, o sedã Peugeot 408 é daqueles carros que pouca gente lembra que ainda está em linha. Embora tenha boas qualidades dinâmicas e um valente 1.6 turbo de 173 cv sob o capô, o carro é praticamente o mesmo desde o lançamento em 2011. Somado à má fama de manutenção complicada e cara, e uma certa fragilidade do conjunto, não é a toa que apenas 28 compradores se interessaram em levar um 408 para casa em setembro.