30/08/2014 - 5 minutos de leitura.

Veja cinco esportivos nacionais dos anos 90

Listamos alguns dos modelos mais emblemáticos desse período, com direito a conversíveis e motores turbo

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Entre o fim dos anos 1980 e meados da década seguinte, os
importados ainda tinham presença tímida no mercado nacional, o que abria espaço
para que as marcas nacionais fizessem modelos mais exclusivos, com versões
especiais que tinham direito a motores mais potentes e custavam até o dobro de
seus similares mais básicos.
Isso deu origem a alguns esportivos nacionais, que
inauguraram o uso de algumas tecnologias que hoje
são cultuados por entusiastas. Listamos cinco modelos que fizeram a
cabeça de quem acompanhava o mercado automobilístico naquela época.


Volkswagen Gol GTi – O hatch da Volkswagen foi lançado em
1989 e foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O motor 2.0 litros
rendia 120 cv e fazia dele o Gol mais rápido de então. Ele tinha algumas
mudanças no visual, como um aerofólio na tampa traseira, as famosas rodas
“pingo d’água” nas safras mais antigas e bancos Recaro no interior.

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Chevrolet Kadett GSI – O esportivo da GM tinha 121 cv
extraídos do conhecido 2.0. Maior que o Gol, acomodava melhor passageiros e
bagagens, além
de ter a aerodinâmica mais
aprimorada em relação às formas quadradas do Volkswagen. Ele teve ainda uma
cobiçada e caríssima versão conversível encarroçada pela italiana Bertone.



Ford Escort XR3 – O XR3 de primeira geração foi lançado pela
Ford ainda em meados dos anos 80, com um fraco motor
de 1,6 litro. No entanto, o visual
esportivo com aerofólio, saias laterais e muito carisma logo caiu nas graças do
público. O conversível também fez muito sucesso, mesmo que com preço mais alto.
A segunda geração manteve o sucesso e ganhou equipamentos e o motor 2.0 com
injeção eletrônica da Volkswagen –
graças à
Autolatina.


Fiat Uno Turbo – Entre suas muitas versões, o Uno ainda foi
o primeiro carro nacional com motor turbinado de fábrica, lançado em 1994. O
“nervosinho” Uno Turbo usava um 1.4 litro que rendia bons 114 cv.
Para controlar a cavalaria extra, freios a disco nas quatro rodas vindos do
Tempra, suspensão mais firme e rebaixada, além de um kit aerodinâmico que
deixava o visual bastante característico
vinham de
série.



Fiat
Tempra Turbo
– Também
em 1994 a Fiat mostrou
o Tempra Turbo. O modelo foi o primeiro sedã de alto desempenho do Brasil, com
seu 2.0 8V turbinado
de 165 cv. Com diversas
alterações em relação às versões comuns, ele tinha itens como embreagem com
comando hidráulico e reforços no câmbio.


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