Veja como acelerar em pistas lendárias

Na Europa e EUA, é possível alugar esportivos e horários em circuitos como Nürburgring e Paul Ricard

Por 13 de ago, 2014 · 5m de leitura.

De nada adianta ter um supercarro à disposição sem um local adequado para pisar forte no acelerador. Então, se você não estiver na Alemanha, em cujas rodovias há trechos sem limite de velocidade, uma das possibilidades para usar os recursos do automóvel é locar um horário no autódromo para guiá-lo.

Há opções na Europa e nos Estados Unidos. Um dos mais tradicionais é o de Nürburgring, circuito que se reveza com Hockenheim como sede do GP da Alemanha de Fórmula 1. Localizado a 100 quilômetros de Colônia, seu traçado pode ser usado por visitantes durante a maior parte do ano. As exceções são os períodos reservados para competições e eventos privados.


O traçado disponível é o de Nordschleife, que tem quase 23 quilômetros – e não é mais usado na Fórmula 1. Os preços partem de 27 euros (cerca R$ 83) por uma volta. Quatro giros no circuito custam 100 euros (R$ 308) e 25 saem por 508 euros (R$ 1.565). Não é preciso reservar. Basta chegar, escolher o número de voltas e se divertir na pista.

Se a ideia é alugar um carro, as opções disponíveis no autódromo não são muito atraentes. O mais interessante é o Toyota GT 86 (a partir de 149 euros, ou cerca de R$ 460).

Também dá para guiar na pista do Autódromo de Paul Ricard, na França, com preços a partir de 59,90 euros (R$ 185, aproximadamente), em carro próprio. Os aluguéis, que incluem carros de Ferrari, Lamborghini, Porsche e Lotus, entre outros, partem de 149,90 euros (cerca de R$ 460). As reservas podem ser feitas por meio do site do programa de direção do circuito (veja no quadro acima).


Já em Brands Hatch, na Inglaterra, que fica a 45 quilômetros de Londres, dá para alugar um BMW M3 com motor de 420 cv a partir £ 99 (cerca de R$ 380). Esse valor inclui 15 minutos na pista.

A Audi inaugurou neste ano um autódromo em Neuburg, a 50 km do aeroporto de Munique, na Alemanha, para experiências ao volante de seus esportivos. Os preços partem de <SC480,65> 290 (cerca de R$ 895) e incluem modelos como a perua S4 Avant, por exemplo.

Quem quiser guiar um superesportivo R8 pode fazer um programa de dois dias por 1.320 euros (R$ 4.065). O pacote inclui hospedagem em hotel dentro do complexo.


EUA

Várias empresas oferecem opções para quem quer “pilotar” em pistas localizadas nos Estados Unidos. Para os brasileiros, um dos programas mais indicados está disponível no Walt Disney Speedway, em Orlando, na Flórida. É possível guiar modelos de Ferrari, Lamborghini e Porsche, entre outros, a partir de seis voltas, com preços iniciais de US$ 169 (aproximadamente R$ 390). Esse programa é vendido pela Exotic Cars.

Da Richard Petty, o desafio é guiar um carro de corrida preparado para a Nascar. Os preços partem de US$ 449 (cerca de R$ 1.032) para oito voltas.