A Volkswagen está lançando no Brasil a Golf Variant. O modelo, que é importado do México (como o hatch), tem motor 1.4, com turbo e injeção direta de gasolina, de 140 cv, câmbio automatizado de sete marchas e chega em duas versões de acabamento: Comfortline, a partir de R$ 87.490, e Highline, a R$ 94.990.
Da dianteira até a coluna central, a perua é idêntica ao carro do qual deriva – a única diferença é o rack no teto. Mesmo a traseira da Variant lembra muito a do Golf, especialmente por detalhes como as lanternas (que são maiores no carro familiar).
A principal vantagem, obviamente, está no porta-malas. O da Variant tem 605 litros – quase o dobro do bagageiro do hatch (313 litros). Com o banco traseiro rebatido, são 1.620 litros.
Isso é resultado dos 4,56 metros de comprimento (30,7 cm a mais). Essa área extra fica atrás das rodas traseiras (o entre-eixos, de 2,63 m, é idêntico).
A nova perua também se beneficia do fato de não ter concorrentes diretos no mercado brasileiro. As montadoras abandonaram o segmento e têm apostado nos utilitários-esportivos.
E ai a Golf Variant também leva vantagem. Por terem centro de gravidade mais baixo, as peruas oferecem comportamento bem mais prazeroso ao volante que os jipes.
Seu quatro-cilindros com cabeçote de 16 válvulas e comando duplo variável é bem esperto. O torque de 25,5 mkgf, disponível a apenas 1.500 rpm, garante à perua quase a mesma agilidade do hatch. A carroceria maior resultou em acréscimo de 119 quilos, e portanto há um leve sacrifício no desempenho.
A Volkswagen divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (1 segundo a mais que o Golf) e máxima de 205 km/h (212 km/h no hatch). Avaliada em uma pista de testes, a perua mostrou firmeza em curvas e agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade.
Em movimento, as respostas se assemelham muito às do hatch. Nem mesmo o peso adicional na traseira sacrificou a boa dinâmica do carro. O câmbio faz trocas de marcha bem rápidas. O motorista pode escolher entre vários modos de condução, como esportivo e econômico, por exemplo.
Em termos de segurança, o modelo vem de série com sete air bags, além de um dispositivo que trava os freios em caso de disparo das bolsas de ar. O objetivo é evitar que, em caso de colisão, o carro continue a se mover após o primeiro impacto. A perua também é capaz de frear sozinha se detectar risco de colisão iminente.