
A Volkswagen está lançando no Brasil a Golf Variant. O modelo, que é importado do México (como o hatch), tem motor 1.4, com turbo e injeção direta de gasolina, de 140 cv, câmbio automatizado de sete marchas e chega em duas versões de acabamento: Comfortline, a partir de R$ 87.490, e Highline, a R$ 94.990.
Da dianteira até a coluna central, a perua é idêntica ao carro do qual deriva – a única diferença é o rack no teto. Mesmo a traseira da Variant lembra muito a do Golf, especialmente por detalhes como as lanternas (que são maiores no carro familiar).
A principal vantagem, obviamente, está no porta-malas. O da Variant tem 605 litros – quase o dobro do bagageiro do hatch (313 litros). Com o banco traseiro rebatido, são 1.620 litros.
Isso é resultado dos 4,56 metros de comprimento (30,7 cm a mais). Essa área extra fica atrás das rodas traseiras (o entre-eixos, de 2,63 m, é idêntico).
A nova perua também se beneficia do fato de não ter concorrentes diretos no mercado brasileiro. As montadoras abandonaram o segmento e têm apostado nos utilitários-esportivos.
E ai a Golf Variant também leva vantagem. Por terem centro de gravidade mais baixo, as peruas oferecem comportamento bem mais prazeroso ao volante que os jipes.
Seu quatro-cilindros com cabeçote de 16 válvulas e comando duplo variável é bem esperto. O torque de 25,5 mkgf, disponível a apenas 1.500 rpm, garante à perua quase a mesma agilidade do hatch. A carroceria maior resultou em acréscimo de 119 quilos, e portanto há um leve sacrifício no desempenho.
A Volkswagen divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (1 segundo a mais que o Golf) e máxima de 205 km/h (212 km/h no hatch). Avaliada em uma pista de testes, a perua mostrou firmeza em curvas e agilidade nas acelerações e retomadas de velocidade.
Em movimento, as respostas se assemelham muito às do hatch. Nem mesmo o peso adicional na traseira sacrificou a boa dinâmica do carro. O câmbio faz trocas de marcha bem rápidas. O motorista pode escolher entre vários modos de condução, como esportivo e econômico, por exemplo.
Em termos de segurança, o modelo vem de série com sete air bags, além de um dispositivo que trava os freios em caso de disparo das bolsas de ar. O objetivo é evitar que, em caso de colisão, o carro continue a se mover após o primeiro impacto. A perua também é capaz de frear sozinha se detectar risco de colisão iminente.
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016
Volkswagen Golf Variant 2016