A versão de motor intermediária do novo Polo, que a Volkswagen começará a vender em novembro, é uma boa surpresa. Com preço inicial de R$ 54.990, traz o 1.6 MSI, que, por causa dos ajustes na central eletrônica e no escapamento, gera 117 cv – 3 cv a menos que no Golf.
Com essa potência, o hatch compacto, que chega para concorrer com Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo, entre outros, surpreende nas retomadas de velocidade em circuito urbano. O motor 1.6 também consegue manter o carro embalado na estrada – mesmo se estiver cheio e em subidas.
O câmbio manual de cinco marchas muito bem escalonadas colabora bastante com esse bom comportamento. Rodando a 120 km/h, permite manter o giro do motor em torno das 3 mil rpm, o que contribui para reduzir ruídos.
Publicidade
A suspensão da versão intermediária tem o mesmo ajuste utilizado nas mais caras e o sistema lida bem com buracos e pisos ruins. Além disso, a carroceria balança pouco em curvas e ajuda a manter o carro estável. A direção com assistência elétrica tem peso ideal no uso diário, mas poderia ser mais firme em velocidades altas.
O espaço interno é bom para cinco adultos. Como não há saída de ar-condicionado para os ocupantes de trás (item presente nas versões mais sofisticadas, com motor 1.0 turbo) é fácil para o eventual quinto ocupante acomodar os pés.
Sem o volante multifuncional presente nas opções superiores, fica mais evidente que o capricho no acabamento interno não foi uma prioridade da Volkswagen com o Polo. Há plásticos duros por toda parte, algo mais fácil de disfarçar nas configurações mais caras.
De série, o Polo 1.6 traz ar-condicionado, rádio com toca-CDs e entradas USB e SD, trio elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e suporte para celular com porta USB para recarga no painel.
O pacote que traz controles de tração e estabilidade e bloqueio de diferencial acrescenta R$ 1.050 ao preço do Polo.