
Até o mais purista dos amantes da vida ao volante seria capaz de admitir: a tecnologia semiautônoma da nova geração do Série 7 é fascinante. Disponível no Brasil na versão 750 Li, de entre-eixos longo e tabelada em R$ 709.950, o modelo dá uma boa impressão sobre como será um veículo que dispensa motorista, algo previsto para a próxima década.
Por meio de um “combinado” de sistemas, o 750 Li permite ao condutor relaxar. Ele acelera e freia, acompanhando o trânsito, lê faixas e faz curvas. Em uma rodovia, ou em uma via rápida como as marginais dos rios Tietê e Pinheiros, em São Paulo, o motorista só precisa manter as duas mãos levemente no volante e deixar o carro se conduzir. Para isso, basta que o piso tenha faixas.
O sistema é tão preciso que, em poucos minutos, o motorista se sente seguro para deixar o 750 Li “se levar”. Tirar as mãos do volante não pode ainda. A legislação atual não permite.
Se o condutor insistir, uma luz amarela vai acender bem no centro do painel virtual, avisando que a direção deve ser retomada – quando o motorista está com as mãos no volante, a iluminação fica verde. Cerca de 20 segundos depois, o recurso semiautônomo para de funcionar, o que é a única falha dessa avançada tecnologia da BMW.
Na nova geração do Mercedes-Benz Classe E, por exemplo, os freios são acionados e o carro para automaticamente se o conduzir não retomar a direção. O sistema “entende” que o motorista não é capaz de voltar a conduzir o carro.
Relaxar também é a palavra de ordem para quem está no banco de trás do Série 7. O entre-eixos de 3,21 metros (14 centímetros a mais que no modelo anterior) promove uma amplitude impressionante para as pernas. Há duas poltronas reclináveis e, entre elas, um console com comando para diversas funcionalidades.
Por meio de um tablet guardado nesse compartimento, os dois passageiros podem controlar temperatura, iluminação da cabine, acionamento das cortinas e suas telas de entretenimento individuais. É possível também escolher a intensidade e o tipo de aroma com que quer perfumar a cabine – há quatro opções.
O ocupante do lado direito tem direito a um apoio para os pés, que pode ser acionado quando o banco do passageiro da frente não está sendo usado – é preciso reclinar seu encosto para frente, em operação feita automaticamente.
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BMW 750 Li
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