Durante o test-drive, na parada para o almoço, por coincidência estacionamos o novo Tiguan ao lado do modelo antigo. Foi o suficiente para escancarar a diferença entre os modelos de primeira e segunda geração. O carro que chega ao Brasil no ano que vem – inicialmente na versão de sete lugares, batizada de Allspace – tem muito pouca coisa em comum com o utilitário-esportivo que está nas lojas do País atualmente. Basicamente, manteve-se o motor (2.0 turbo de injeção direta a gasolina), o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas (DSG) e a tração integral (4 Motion). De resto, é outro carro.
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Visto de fora, o Tiguan de segunda geração exibe linhas mais retas, presentes não apenas nos vincos laterais da carroceria como também nas lanternas, nos faróis (tudo de LED) e na grade. Além disso, percorremos a região de Wolfsburg – onde fica a sede mundial da Volkswagen, e local onde ele é produzido – com mais conforto.
O novo modelo, que utiliza plataforma modular MQB (a mesma do Golf), cresceu 7,7 cm na distância entre os eixos (foi para 2,68 metros) e 6 cm no comprimento (4,49 metros). O resultado prático é que a distância para pernas no banco traseiro aumentou 2,9 cm, e o porta-malas foi de 470 para 615 litros.
Além disso, o banco de trás tem encosto reclinável e assento móvel (para ampliar capacidade de carga ou espaço para ocupantes, dependendo da necessidade). A versão de sete lugares (que não estava disponível para teste) tem 4,6 metros.
O Tiguan, que já garantia satisfação ao volante (ao menos na versão 2.0), continua agradando. Isso porque, embora tenha crescido, o modelo perdeu um pouco de peso. De acordo com o diretor de engenharia da empresa, José Loureiro, o aumento de dimensões poderia resultar em elevação de 66 quilos, por causa da maior quantidade de aço.
Porém, graças à utilização de aços de alta resistência, na prática o Tiguan ficou 16 quilos mais leve (1.669 quilos, ou 1.862 kg na versão de sete lugares).
Nas rodovias alemãs (com trechos sem limite de velocidade), foi possível chegar à máxima divulgada para o modelo de 220 cv (220 km/h) sem muito esforço. Haverá também uma versão com o mesmo motor 2.0, só que com 180 cv.
Além disso, as acelerações são muito boas, especialmente com o câmbio na posição S (esporte). Pode-se mudar marchas nas aletas do volante. E o modelo também recebeu um seletor rotativo no console que permite escolher a melhor forma de condução para cada tipo de situação (autoestrada, neve, circuito sinuoso, condução econômica, esportiva, etc).
O painel também está bem melhor. De acordo com o designer brasileiro Marco Pavone, um dos responsáveis pela concepção do novo Tiguan, a maior diferença nesse aspecto é que na primeira geração o modelo aproveitou o painel do Golf Plus (versão anabolizada do hatch, vendida na Europa). Agora, no entanto, o painel é próprio, bem mais atraente e com todo o conjunto voltado para o motorista.
Além disso, como no Passat, o quadro de instrumentos é virtual e configurável. O freio é elétrico, há sistema start-stop e botão de partida.
No quesito segurança, há sistema que faz leve correção de trajetória em caso de mudança involuntária de faixa (por meio de um pequeno endurecimento do volante) e sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelhos, para o motorista).
O Tiguan traz ainda frenagem automática após acidente (para evitar uma possível segunda colisão, depois do primeiro impacto) e um dispositivo que levanta o capô em 5 cm em caso de atropelamento, para impedir que o pedestre se choque contra o motor, que é uma parte não deformável.
PRÓS E CONTRAS
PRÓS
Estilo
O novo Tiguan evoluiu muito diante do antecessor, tanto por fora como por dentro. Tecnicamente, o progresso também é grande.
CONTRAS
Embora traga boa dose de tecnologia embarcada, o Tiguan não avança no que diz respeito a condução semiautônoma.
FICHA TÉCNICA
Motor: 2.0, 4 cil. 16V, turbo, gasolina
Potência (cv): 220 a 4.500 rpm
Torque (mkgf): 35,7 a 1.500 rpm
Câmbio: Automatizado, 7 marchas
Comprimento: 4,49 m
Altura: 1,67 m
Entre-eixos: 2,68 m
Porta-malas: 615 litros
Peso: 1.669 kg
FONTE: VOLKSWAGEN
Viagem feita a convite da Volkswagen