Ataques terroristas contra a empresa saudita Aranco vão fazer a produção da companhia ser reduzida em 50%, o que vai gerar uma quebra de 5% na oferta mundial de petróleo. Com isso, especialistas esperam que o preço do barril suba US$ 20 já nesta semana. O que, em escala, acarretaria em um aumento da gasolina e do diesel nas bombas brasileiras de 8% a 10%.
Antes, a política de combustíveis do Governo era uma média de 15 dias da variação do preço internacional do barril. Agora, não há mais este prazo, por isso o combustível pode ficar mais caro a qualquer momento.
Veja como economizar combustível
Em primeiro lugar, não se deve encher o tanque até a boca. Quem está, após a expectativa de aumento, visitando os postos para encher o tanque até o fim está agindo de maneira errada. Isso aumenta o consumo.
Pare o abastecimento logo que a bomba desligar automaticamente. Tentar colocar mais combustível é puro desperdício, já que o excesso pode ir direto para o cânister.
Esse filtro de carvão tem a função de eliminar gases provenientes do combustível. Além de jogar dinheiro fora, a prática pode estragar o filtro.
Pneus podem ser vilões do consumo
Os pneus podem ser um dos principais vilões do alto consumo de combustível. Para que não haja excesso de atrito com o solo, é importante mantê-los sempre calibrados, o que pode ser feito a cada abastecimento, por exemplo (e preferencialmente com os pneus frios).
Se a pressão estiver mais baixa que a recomendada, a área de contato com o piso aumenta, e com isso o atrito fica mais elevado. Direção desalinhada também não é recomendável para economizar combustível, porque o motor terá de fazer mais força para movimentar o veículo.
Os carros mais econômicos de 2018
OS CARROS MAIS ECONÔMICOS DE 2018
Aqui vai o ranking dos dez carros mais econômicos de 2018, com dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. A décima posição ficou com o Fiat Uno Drive, com motor 1.0 de três cilindros. Ele tem consumo energético de 1,52 MJ/km. Se abastecido com etanol, ele faz em média 9,1 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são de 13,2 km/l e 15,2 km/l, respectivamente.
9º - FORD KA+ 1.0 (1,51 MJ/km)
Etanol: 9,3 km/l (consumo urbano) e 10,7 km/l (rodoviário). Gasolina: 13,2 km/l (urbano) e 15,3 km/l (rodoviário).
8º - Renault Logan 1.0 (1,50 MJ/km)
Etanol: 9,4 km/l (consumo urbano) e 10,2 km/l (rodoviário). Gasolina: 14 km/l (urbano) e 14,9 km/l (rodoviário).
7º - Ford Ka 1.0 (1,49 MJ/km)
Etanol: 9,2 km/l (consumo urbano) e 10,8 km/l (rodoviário). Gasolina: 13,5 km/l (urbano) e 15,7 km/l (rodoviário).
6º - Fiat Argo Drive 1.0 (1,45 MJ/km)
Etanol: 9,9 km/l (consumo urbano) e 10,7 km/l (rodoviário). Gasolina: 14,2 km/l (urbano) e 15,1 km/l (rodoviário).
5º - Fiat Mobi Drive 1.0 GSR (1,43 MJ/km)
Etanol: 9,8 km/l (consumo urbano) e 11,1 km/l (rodoviário). Gasolina: 14 km/l (urbano) e 15,9 km/l (rodoviário).
4º - Citroën C3 PureTech 1.2 (1,42 MJ/km)
Etanol: 10,2 km/l (consumo urbano) e 10,8 km/l (rodoviário). Gasolina: 14,3 km/l (urbano) e 16,3 km/l (rodoviário).
3º - Volkswagen Up TSI (1,41 MJ/km)
Etanol: 10 km/l (consumo urbano) e 11,5 km/l (rodoviário). Gasolina: 14,3 km/l (urbano) e 16,3 km/l (rodoviário).
2º - Renault Kwid (1,39 MJ/km)
Etanol: 10,3 km/l (consumo urbano) e 10,8 km/l (rodoviário). Gasolina: 14,9 km/l (urbano) e 15,6 km/l (rodoviário).
1º - Peugeot 208 PureTech 1.2 (1,39 MJ/km)
Etanol: 10,4 km/l (consumo urbano) e 11 km/l (rodoviário). Gasolina: 14,8 km/l (urbano) e 15,8 km/l (rodoviário).
Dirigir como piloto não é boa ideia
A maneira como você dirige é essencial para economizar combustível. Não acelere mais que o necessário. Deixe a velocidade subir gradativamente. Excesso de rotação eleva muito o consumo. E, se o semáforo à frente estiver fechado, diminua a aceleração com antecedência, para não precisar frear muito.
Agindo assim, além de economizar combustível, você também vai poupar freios. Também é importante não esticar as marchas. Procure trocá-las dentro da faixa de maior torque do motor, mais ou menos em torno de 3.000 rpm. Fazer mudanças com rotações muito elevadas aumenta muito o consumo.
‘Segurar’ o carro em subidas, com os pés na embreagem e no acelerador, não só eleva o consumo de combustível como também acelera o desgaste da embreagem. Não faça isso.
E não se esqueça de estar em dia com a manutenção do carro. Verifique as condições de velas, cabos de ignição e filtros de ar. Se a queima de combustível não estiver sendo bem feita, haverá elevação de consumo.
Algumas tecnologias ajudam a reduzir o consumo. Modelos como Kwid, Gol, Uno e Mobi têm, no painel, mostradores que indicam o momento correto de trocar marchas. A função desse recurso é economizar combustível.
Se o seu carro tiver start&stop, não desligue o sistema, mesmo que isso signifique ar-condicionado sem funcionar por muito tempo. O único objetivo desse recurso é economizar combustível.
Para quem tem tecnologias como controlador de velocidade adaptativo, esta é uma boa hora de usá-las. O sistema freia e acelera o carro no tempo correto, sem ações bruscas, o que ajuda a economizar combustível.
15 carros com consumo de combustível muito alto
Carros 'gastões'
Listamos 15 carros que exageram no consumo de combustível. Foram considerados apenas modelos que estão à venda zero-km no Brasil, e ficaram de fora os esportivos (afinal, eles não foram feitos para economizar). Descartamos também os com motor V8, pois a maioria costuma ter consumo acima da média. Os modelos relacionados apresentam médias mais altas do que a de seus concorrentes. Consideramos, para a lista, o gasto na cidade - no caso dos modelos flexíveis, com etanol. Os dados são do Inmetro.
Renault Duster Oroch 2.0 automática
5,9 km/l (etanol)
Ford EcoSport Storm
6 km/l (etanol)
Kia Sorento 3.5
6,7 km/l (gasolina)
Lifan X80
6,8 km/l (gasolina)
Renault Captur 2.0 automático
6,2 km/l (etanol)
Toyota Hilux flexível cabine dupla
4,6 km/l (etanol)
Jeep Renegade 1.8 automático
6,4 km/l (etanol)
Fiat Doblò Essence 1.8 manual
6,4 km/l (etanol)
Renault Sandero RS
6,9 km/l (etanol)
Kia Carnival
6,4 km/l (gasolina)
Jaguar XF V6
6,7 km/l (gasolina)
Renault Duster 2.0 automático
6,1 km/l (etanol)
Toyota Hilux SW4 flexível
4,6 km/l (etanol)
Dodge Journey
6,4 km/l (gasolina)
Fiat Argo 1.8 HGT automático
6,9 km/l (etanol)