Você está lendo...
Veja cuidados para atravessar vias alagadas
Notícias

Veja cuidados para atravessar vias alagadas

Se a chuva apertar e a água começar a subir, saiba como agir e usar seu carro para tentar escapar do alagamento

18 de jan, 2017 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Veja cuidados para atravessar vias alagadas
Vá devagar para evitar formação de marolas na frente do carro, como acima

As primeiras chuvas fortes de verão já deram as caras na capital paulista, como costuma ocorrer nesta época do ano. Os temporais sempre produzem alagamentos em alguns pontos da cidade. Diante de trechos inundados, é importante redobrar os cuidados ao volante, para se proteger de riscos e possíveis prejuízos. Confira algumas dicas.

PLANEJE SUAS ROTAS
Se a chuva estiver forte, planeje o itinerário para fugir de áreas com histórico de alagamentos frequentes. O ideal é ater-se a rotas conhecidas. Conforme a gravidade do temporal, considere a ideia de estacionar em um local seguro e aguardar até que o tempo melhore.

Publicidade


ATRAVESSE DEVAGAR
Caso tenha mesmo de atravessar uma área alagada, a velocidade máxima recomendada é de 20 km/h, para evitar a formação de ondas na frente do carro. Use uma marcha “baixa”, como a primeira ou segunda, e procure acelerar de forma constante, mantendo o motor em rotação elevada, a cerca de 2.500 rpm. Isso vai ajudar a evitar a entrada de água pelo escapamento. Se o câmbio for automático, selecione a primeira marcha colocando a alavanca na posição “1” ou usando o recurso das trocas manuais. Não pare no meio da travessia e nunca dê marcha a ré.

SE O MOTOR MORREU, NÃO DÊ A PARTIDA
Se o motor “apagar” no meio a um trajeto alagado, saia do carro, tranque as portas, deixe o local e acione um serviço de guincho quando possível. Não tente dar a partida novamente. O motor pode aspirar água, ocasionando o chamado calço hidráulico. Isso acontece quando o pistão tenta comprimir a água alojada dentro dos cilindros e traz danos graves às peças móveis, como bielas, que podem entortar por causa do esforço.

ANTES DA CHUVA
Mantenha o carro em bom estado e verifique sempre itens como limpadores de para-brisa e palhetas, além de pneus, faróis, sistema de freios e parte elétrica. Cuidar para que esses componentes estejam em dia reduz o risco de acidentes e contratempos na chuva.


CUIDADO AO TENTAR REMOVER O CARRO
Se o carro estiver parado em uma via que alagou, só tente retirá-lo do lugar se o nível da água estiver, no máximo, até o meio das rodas. Acima disso, a possibilidade de a água invadir a cabine é grande, o que pode danificar os revestimentos internos e também os componentes da parte elétrica do veículo.

DEPOIS DO DILÚVIO
Verifique se há ruídos estranhos ou alertas luminosos se acendendo no painel – que podem sinalizar danos à parte elétrica, caso fusíveis, módulos, relês e conectores sejam atingidos. O tubo do escapamento pode sofrer oxidação e ter a durabilidade reduzida. Se a vareta do óleo estiver marrom, pode ter entrado água no motor. Se entrou água na cabine, a solução é fazer uma higienização, com a retirada e limpeza de forrações, como carpete e revestimento dos bancos. O sistema de ventilação também deve ser limpo, para não ser contaminado por fungos e bactérias.


Deixe sua opinião