Algumas marcas que sumiram com o passar do tempo, como a Borgward e a Datsun, estão regressando do limbo. A volta da alemã foi anunciada durante o Salão de Genebra (Suíça), em março, e a japonesa, que pertence à Nissan, foi relançada em alguns países no ano passado.
A Borgward faliu em 1950. Nenhum veículo foi revelado durante a reapresentação – há apenas um novo logo. Dois modelos são aguardados para o Salão de Frankfurt (Alemanha), que ocorre em setembro.
A Datsun, “mãe” do 240Z, precursor do Nissan 370Z, saiu de cena em 1986 e voltou como divisão de baixo custo da gigante japonesa. O primeiro modelo dessa nova fase é o Go, compacto feito na Índia. Sua plataforma dará origem ao novo carro de entrada da Renault (dona da Nissan) para o Brasil.
A francesa, aliás, ressuscitou a Alpine, que fez sucesso com o A110. Assim como no passado, a divisão produzirá esportivos. Seu primeiro produto será a versão de rua do Renault Sport RS 01, conceito que ainda não tem nome e está sendo desenvolvido com a ajuda do ex-piloto de Fórmula 1 Alain Prost.
MOTO. A norte-americana Indian vem trocando de dono há tempos e não fez nenhuma moto entre 1953 e 2011, até que a Polaris, compatriota que produz quadriciclos, a adquiriu. Em 2012, surgiu uma versão moderna da Chief, custom de maior sucesso da marca centenária.