Se 2019 foi um ano próspero para alguns modelos, com novas gerações “bombando” nas lojas, para outros, o período foi menos animado. Foi o caso de carros como o Ford Fusion, que já foi um dos “queridinhos” do mercado premium, mas encerrou 2019 com apenas 832 unidades emplacadas.
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Entre as explicações, o Fusion está posicionado bem no meio da faixa de preço de SUVs mais desejáveis. Isso fez seu público migrar para utilitários como o Jeep Compass, com preços na casa dos R$ 150 mil. Além disso, o modelo está em fim de linha nos Estados Unidos, já que a Ford optou por também priorizar os SUVs em sua gama. Por isso, o ótimo sedã médio-grande acabou deixado de lado até mesmo pela própria fabricante.
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Outro que já teve volumes bem maiores e amargou um 2019 difícil foi o Nissan March. O compacto feito em Resende (RJ) teve apenas 6.897 unidades emplacadas, número baixo para um carro com versões 1.0 e preços até competitivos. O March envelheceu e é praticamente o mesmo carro desde o lançamento no Brasil em 2011. A nova geração mostrada na Europa dificilmente chegará por aqui e o carrinho perdeu apelo. Para efeito de comparação, até mesmo o sedã Versa vendeu razoáveis 21.779 unidades em 2019, muito por ter se tornado um dos “queridinhos” dos motoristas de aplicativos.
As fábricas da região sul-fluminense têm tido dificuldades em emplacar seus modelos de maior volume. A Peugeot vendeu apenas 5.608 unidades do 208, fabricado na vizinha Porto Real (RJ). Pelo menos, a nova geração do modelo está para ser lançada. A redução da produção do modelo atual faz parte da transição. Mesmo que o 208 nunca tenha sido lá um campeão de vendas.
Quem também teve um 2019 difícil foi a Audi. A alemã trouxe vários modelos novos ao País, mas seus carros de entrada parecem não fazer mais a cabeça dos compradores. É verdade que o A3 hatch vem perdendo espaço há algum tempo, desde o lançamento do sedã, mas em 2019 foram só 326 unidades emplacadas. Já o Q3, nacional e menina dos olhos da marca em anos passados, também ficou para trás no segmento. Foram apenas 1.701 unidades. Ao menos, a nova geração do SUV também está a caminho e deve reverter o quadro.