O nome do jogo agora é Polo. A Volkswagen apresentou hoje na Europa a sexta geração do Polo, modelo que estreia no Brasil entre setembro e outubro, simultaneamente ao mercado europeu. Na Europa, o hatch terá preço inicial de 12.975 euros (cerca de R$ 43 mil na conversão direta).
O modelo agora passa a utilizar a moderna plataforma MQB A0, baseada na do Golf. E traz avanços até quando comparado ao irmão maior. Como o Passat e diversos modelos da Audi, o novo Polo oferece quadro de instrumentos virtual e configurável, que pode reproduzir o mapa do navegador GPS ou velocímetro e conta-giros, por exemplo.
Além disso, como no novo Mercedes Classe E, o quadro de instrumentos forma um conjunto praticamente único com o restante do painel, e se integra numa linha horizontal com a tela multimídia de oito polegadas.
Entre as tecnologias voltadas à segurança, estão detetor de pedestres com frenagem automática, controle de cruzeiro adaptativo (segue automaticamente o ritmo do trânsito), detetor de ponto cego, etc. São tecnologias normalmente associadas a automóveis bem mais caros, e não a um hatch compacto.
Porém, a Volkswagen não confirmou quais desses sistemas estarão no modelo produzido no Brasil (o carro voltará a ser feito em São Bernardo do Campo, como ocorria até 2015). No entanto, é certo que o modelo terá motores 1.0 (de três cilindros) e 1.4 TSI. A empresa não divulga se o modelo nacional terá o câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) que está no carro europeu.
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Novo Volkswagen Polo
Com relação ao Polo de quinta geração (que não chegou ao Brasil), o novo hatch cresceu 8,1 cm (foi para 4,05 m). No entanto, a medida é 10 cm menor que a do Polo de quarta geração, produzido no País entre 2002 e 2015. A distância entre eixos, de 2,56 m, é 5 cm maior que a Polo 4, e 9 cm maior que a do Polo 5. Isso garante mais espaço para pernas. A montadora alemã informa que a área para cabeça igualmente melhorou. Comparado ao Polo nacional, a altura subiu apenas 1 cm (1,45 m), mas o assoalho está ligeiramente mais baixo. Da mesma forma, o modelo está 2 cm mais largo (1,75 m), e o porta-malas foi de 330 para 351 litros (considerando o Polo nacional anterior).
A carroceria caracteriza-se por ter vários vincos, o que transmite sensação de robustez. Os grandes faróis têm luzes diurnas de LED.
Além das versões conhecidas (Trendline, Comfortline e Highline), a Volkswagen apresentou também a GTI e a Beats, voltada para o público jovem, e com ênfase na sonorização. A GTI tem motor 2.0 de 200 cavalos, e ao menos por enquanto ainda não está confirmada para o País. Na Europa, a versão esportiva chega no fim do ano.
Viagem feita a convite da Volkswagen