
A faixa de preços de R$ 50 mil a R$ 60 mil é ingrata. Enquanto o intervalo imediatamente inferior, de R$ 40 mil a R$ 50 mil, reúne uma boa variedade de modelos com motores 1.5 e 1.6 – primeiras opções fora das motorizações de 1 litro -, esta faixa de preço não chega a representar um grande salto de qualidade. Traz, em geral, os mesmos compactos que ocupam a faixa anterior, mas em configurações um pouco mais equipadas. Geralmente, a sensação que deixa para o consumidor é a de que ele fez um desembolso maior por um carro que poderia ter custado mais barato.
E não há como ser diferente. Esse intervalo de preço é uma espécie de vale deserto entre os compactos na faixa dos R$ 40 mil e os modelos de categorias imediatamente superiores, que começam a pipocar a partir dos R$ 70 mil – é nesse ponto que surgem os hatches e sedãs médios, além das opções de utilitários-esportivos que ocupam a “segunda divisão” do segmento.
O hiato é tão claro que há marcas, como a Nissan, que não possuem nenhuma opção de compra nessa faixa. O Versa mais caro não chega a R$ 50 mil, enquanto o Sentra de entrada passa de R$ 70 mil.
Os casos da Toyota e Hyundai são parecidos: para esta lista, tivemos que forçar a barra e escolher as opções mais caras dos modelos de entrada Etios e HB20, já que o Corolla pé-de-boi, com motor 1.8, câmbio manual e calotas, começa em R$ 69.690, e os próximos Hyundai da gama beiram os R$ 80 mil.
Confira as dez opções selecionadas pelo Jornal do Carro. Os preços informados se referem às opções com pintura sólida – tonalidades metálicas ou perolizadas geram acréscimo entre R$ 1.000 e R$ 1.500 às tabelas – e os dados de potência valem para o abastecimento com etanol.
RENAULT SANDERO STEPWAY (106 cv): R$ 51.350.
Renovado recentemente, o Sandero Stepway rejuvenesceu – e a versão de apelo aventureiro Stepway foi a que mais se destacou após a intervenção do bisturi. Conforto e espaço interno são as maiores virtudes do modelo. Os 106 cv do motor 1.6 8V cumprem o necessário, mas não proporcionam arrancadas lá muito empolgantes. A capacidade do porta-malas é de 320 litros.
TOYOTA ETIOS CROSS (96 cv): R$ 51.610.
A Toyota é um bom exemplo de como esta faixa de preço pode ser insossa. Como o Corolla mais pé-de-boi parte de R$ 70 mil, o jeito é se conformar com o Etios. Lançado na Índia em 2010 e no Brasil dois anos mais tarde, ele não entorta pescoços por onde passa, e a cabine, com acabamento espartano e painel centralizado, não causa melhor impressão. A versão estradeira, Cross, é a que melhor disfarça o estigma de patinho feio do modelo, que é ótimo de dirigir. O porta-malas leva 270 litros de bagagem.
CHEVROLET ONIX EFFECT (103 cv): R$ 53.390.
O modelo líder de vendas da Chevrolet aparece em sua versão de topo, com visual incrementado por adesivos, faróis e lanternas escurecidos e rodas exclusivas. O motor 1.4 até dá conta do recado, mas sem sobras. A central multimídia, sensível ao toque, tem operação fácil. O bagageiro leva 280 litros.
HONDA CITY DX MANUAL (116 cv): R$ 53.900.
Nesta faixa de preço, quem quiser colocar na garagem um sedã da Honda terá de se contentar com a versão de entrada do City, despida de rodas de liga leve e faróis de neblina. Nada de câmbio automático: na versão mais barata com CVT, o preço salta para R$ 63.400, sem pintura metálica. No porta-malas (que não tem luz interna nessa versão), cabem 536 litros.
FORD FIESTA SEDAN SE 1.6 MANUAL (130 cv): R$ 55.790.
Desde que a Ford optou por não oferecer mais carros “pelados”, mesmo as versões mais básicas de seus modelos não economizam no conforto. No caso do sedã global Fiesta, o catálogo SE já traz ar-condicionado digital, assistente para partida em rampas, central multimídia com comandos de voz para o celular e controles de estabilidade e tração. No compartimento de bagagem, vão 440 litros.
FIAT STRADA ADVENTURE 1.8 CABINE ESTENDIDA (132 cv): R$ 58.450.
A Strada é a picape mais vendida do País. A versatilidade e a robustez estão presentes em todas as versões, mas, enquanto as mais baratas têm clara vocação para o trabalho, a Adventure convida para o lazer, com pneus mais parrudos e um bom motor 1.8. Há espaço para 910 litros na caçamba.
VOLKSWAGEN SPACEFOX COMFORTLINE 1.6 (104 cv): R$ 58.590.
Remanescente de um filão posto de lado, o das peruas, a Spacefox entrou em 2015 com leves atualizações visuais, como o irmão Fox, além de um novo câmbio manual de seis velocidades. A versão de entrada traz o essencial para essa faixa de preço: ar-condicionado, direção assistida, trio elétrico, faróis de neblina e computador de bordo. Acomoda 430 litros de bagagem.
CITROËN AIRCROSS 1.6 TENDANCE MANUAL (122 cv): R$ 58.990.
O Aircross, versão de apelo esportivo do monovolume fabricado em Porto Real (RJ), quase não entra nesta lista. Na configuração mais acessível, Tendance, ficam de fora ar-condicionado digital, bancos de couro e controle de velocidade de cruzeiro. No porta-malas, há espaço para 403 litros.
PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 MANUAL (122 cv): R$ 59.150.
Quem busca um hatch compacto bonito, bem acabado e completo pode levar para casa a versão de topo do 208, Griffe, que entrega ar-condicionado digital de dupla zona e teto solar panorâmico. O câmbio automático engordaria a fatura além do limite desta lista, mas não há de ser nada: aquela caixa de apenas quatro marchas tira boa parte da diversão que o motor 1.6 proporciona. Atrás, vão 285 litros.
HYUNDAI HB20X 1.6 AUTOMÁTICO (128 cv): R$ 59.955.
Na Hyundai, há um grande hiato de preços entre a família HB20 e os modelos seguintes na gama. As configurações mais caras de HB20 hatch e sedã passam pouco dos R$ 60 mil, enquanto os primeiros i30 e Tucson se aproximam dos R$ 80 mil. Por R$ 59.955, dá para levar um HB20X, versão aventureira do hatch, equipado com bancos de couro e câmbio automático de quatro marchas. Cabem 300 litros no porta-malas.
Hyundai HB20X
Hyundai HB20X
Renault Sandero Stepway
Renault Sandero Stepway
Etios Cross
Etios Cross
Onix Effect
Chevrolet Onix Effect
Honda City
Honda City
Ford Fiesta Sedan
Ford Fiesta Sedan
Fiat Strada Adventure
Fiat Strada Adventure
VW SpaceFox
VW SpaceFox
Citroën Aircross
Citroën Aircross
Peugeot 208 Griffe
Peugeot 208 Griffe