Notícias

Veja os 10 carros mais vendidos no mundo em 2020

Toyota Corolla segue no topo do ranking e marcas japonesas dominam “Top 10” com 6 carros entre os 10 mais vendidos do planeta

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

25 de jan, 2021 · 5 minutos de leitura.

toyota corolla" >
Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo de novo segundo o relatório da consultoria Focus2Move
Crédito:Toyota/Divulgação
toyota corolla

Em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, o Toyota Corolla manteve a hegemonia nas vendas globais. É o que mostra o tradicional ranking dos carros mais vendidos, divulgado pela consultoria Focus2Move, especializada na indústria automotiva.

O Corolla foi o único modelo no mundo a superar 1 milhão de unidades em 2020. Em segundo lugar aparece o SUV Toyota RAV4, que surpreendeu ao superar a picape Ford F-150, líder histórica do mercado norte-americano ? e que perdeu volume com a troca de geração.

O relatório também mostra um amplo domínio das marcas japonesas nas vendas de 2020. Dentre os dez primeiros colocados do ranking, seis deles são carros de montadoras nipônicas. Inclusive, há somente um novato na lista, um conterrâneo do Corolla: o novo Nissan Sentra.

O sedã médio da Nissan é, portanto, a única cara nova do ranking dos mais vendidos em 2020. A sua aparição se deve, sobretudo, às boas vendas na China, onde o modelo se chama Sylphy.

Novo Nissan Sentra entra para a lista dos carros mais vendidos do mundo
Nissan/Divulgação

VW Golf sai do ?Top 10?

Com a ascensão do Sentra, cuja nova geração está a caminho do Brasil, o Volkswagen Golf deixa o ranking dos 10 carros mais vendidos do planeta. Isso ocorre por causa da decisão estratégica da marca alemã, que está apostando tudo em SUVs e na linha de carros elétricos.

O VW Golf, contudo, não foi o único a perder espaço no ranking dos mais vendidos. O Honda Civic, por exemplo, caiu algumas posições e ficou atrás do CR-V. Isso é um efeito da chegada da 11ª geração, que estreia dentro em breve. Mas também aponta uma tendência de queda do Civic.

Especula-se que a nova geração do sedã médio não será feita no Brasil. Dessa maneira, o Civic nacional pode terminar uma história de 20 anos no Brasil quando o sedã atual sair de linha, em 2022. Para o seu lugar, a Honda lançará a nova geração do City, que crescerá.

Honda CR-V superou o Civic no ranking dos carros mais vendidos do mundo
Honda/Divulgação

SUVs e picapes superam sedãs

O balanço da Focus2Move mostra empate técnico entre as carrocerias. O Top 10 das vendas globais tem quatro sedãs, três SUVs e três picapes. Entretanto, a despeito de ser maioria, os sedãs estão perdendo vendas para SUVs e picapes. E a saída do Golf tira os hatches da lista.

Importante pontuar que as três picapes são vendidas majoritariamente nos Estados Unidos. São picapes grandes voltadas ao consumidor de lá. No entanto, com tantas novas picapes (e SUVs) a caminho, como o inédito Corolla Cross, é bem provável que mais mudanças ocorram no futuro.



O ranking

Veja abaixo quais foram os 10 carros mais vendidos do mundo em 2020.

Continua depois do anúncio

1º) Toyota Corolla – 1.134.262 unidades
2º) Toyota RAV4 – 971.516 unidades
3º) Ford F-Series – 968.179 unidades
4º) Honda CR-V – 705.651 unidades
5º) Honda Civic – 697.945 unidades
6º) Chevrolet Silverado – 637.750 unidades
7º) RAM (1500/2500) – 631.593 unidades
8º) Volkswagen Tiguan – 607.121 unidades
9º) Toyota Camry – 592.648 unidades
10º) Nissan Sylphy – 544.376 unidades

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se