Se você já considera comprar
carros como o Ford Ka ou até mesmo um moderno Volkswagen Up! pelo tamanho, saiba que há no mundo outros
outros modelos bem menores que eles em fabricação.
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Nenhuma listagem deve ficar sem o Peel P50. O modelinho
fabricado na Inglaterra entre 1962 e 1965 foi ressucitado em 2010 por uma nova
empresa, a Peel Engineering Ltd. Ele mede apenas 1,37 m de comprimento e 99 cm
de largura e pesa apenas 59 kg. O micro carro ainda usa um motor de um cilindro
e 49 cm³, que rende 3,3 cv.
O elétrico Renault Twizy mede 2,32 m de comprimento e é
movido por um motor elétrico de 17 cv capaz de levá-lo aos 80 km/h. Ele foi pensado
para uso estritamente urbano, no trânsito truncado das principais capitais
europeias.
Com quase o dobro do comprimento do P50, o Tango T200 tem
2,57 m de comprimento, mas os mesmos 99 cm de largura do carrinho inglês. No
entanto, a proposta do Tango é bem diferente. Os motores elétricos, capazes de
entregar mais de 140 mkgf de torque às rodas
traseiras. Isso é suficiente para empurrar o carrinho de zero a 100 km/h em 3,2
segundos e levá-lo à velocidade máxima de 240 km/h.
O alemão Smart Fortwo é outro miudinho. O carro mede 2,69 m
de comprimento e 1,55 m de largura. O motor é um 1.0 litro com três cilindros
de 71 cv ou 84 cv quando turbinado.
A Toyota tenta a sorte nesse mercado com o pequeno iQ. O
carro tem 2,98 m de comprimento e quatro lugares arranjados no minúsculo
interior. Ele até deu origem ao luxuoso Aston Martin Cygnet, em uma parceria com a fabricante de
superesportivos inglesa que não vingou.
Praticamente uma cópia do Smart, o Shuanghuan Noble é um
pequeno chinês de 3,01 m de comprimento. Alvo de críticas pela semelhança com o
modelo alemão, o carro é vendido em vários países da Europa e Ásia. O motor é
um 1.1 de 68 cv. Diferente do Smart, ele se propõe a levar quatro pessoas.
O Tata Nano, menina dos olhos da marca indiana, mede 3,09 m
e também figura entre os menores carros do mundo. O modelinho
usa um pequeno motor de dois cilindros e 32 cv. Concebido para competir com
motocicletas na Índia, ele ainda luta por sucesso mesmo no país de origem.
Um pouco maiores, os “kei-cars” japoneses também figuram entre os menores
do mundo. O tamanho deles é regido pela legislação de lá, que os limita a 3,40
m de comprimento (um Fiat 500 tem 3,54 m). Há hatches, conversíveis e até
minúsculos jipinhos, todos com no máximo 3,40 m. O pequenino Daihatsu Copen é
um deles. Ele usa um quatro cilindros de apenas 659 cm³ (também regulamentado
pelos japoneses) de 64 cv.
O próprio Fiat 500 vem em seguida, com seus 3,54 m. A versão
moderna do clássico italiano é também um dos menores carros à venda no Brasil.
Por aqui, ele é vendido com motores 1.4 litro de 88 cv, ou 105 cv, quando
dotado do MultiAir. O esportivo Abarth deve chegar ainda em 2014.
Fechando
a lista, o Volkswagen Up! vendido na Europa
tem o mesmo comprimento do Fiat. Por lá, ele mede 3,54 m, 6 cm menor que o Up! brasileiro, que passou por adaptações para o
mercado local e ganhou mais espaço interno e no porta-malas.