Se anteriormente eles eram maioria, carros com câmbio manual estão cada vez mais raros no mercado brasileiro. Mas com a popularização e custos menores dos modelos automáticos, que oferecem mais conforto para o motorista, poucas montadoras ainda mantêm opções manuais no catálogo.
Desse modo, os veículos com essa configuração se resumem a versões de entrada, picapes de trabalho e uns poucos esportivos que querem manter o espírito raiz. A Ford mesmo já anunciou que o Mustang terá uma versão manual ainda neste ano, por exemplo. Mas quem quer um SUV com esse câmbio, só tem quatro opções para escolher: Fiat Pulse, Citroën Basalt e os Renault Kardian e Duster.
Veja os carros com câmbio manual no mercado brasileiro
Fiat
A Fiat é a marca que tem mais modelos à venda com câmbio manual, além disso traz a maior variedade de carrocerias. Assim, hatch, SUV, sedã e picapes compacta e média podem ser selecionadas com essa opção de transmissão. Confira os preços.
- Mobi Like – R$ 63.990
- Mobi Trekking – R$ 71.290
- Argo 1.0 – R$ 86.990
- Argo Drive 1.0 – R$ 88.990
- Argo Endurance 1.3 – R$ 89.990
- Argo Trekking 1.3 – R$ 96.990
- Cronos Drive 1.0 – R$ 95.990
- Cronos Drive 1.3 – R$ 101.990
- Pulse Drive 1.3 MT – R$ 107.990
- Strada Endurance Cabine Plus 1.3 – R$ 105.990
- Strada Freedom Cabine Plus 1.3 – R$ R$ 112.990
- Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 – R$ 121.990
- Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 – R$ 123.990
- Titano Endurance MT – R$ 219.990
Peugeot
A marca francesa oferece apenas duas versões do hatch 208 com câmbio manual. Ambas recebem o motor 1.0 aspirado de até 75 cv, e além disso com preço reduzido no site da marca.
- 208 Active – R$ 79.990
- 208 Style – R$ 90.990
Citroën
Assim como sua “irmã” francesa do grupo Stellantis, a Citroën traz três configurações para o C3 com o mesmo conjunto do 208, inclusive. Todas também aparecem com valor promocional conforme o site da marca. Além disso, o novo SUV cupê Basalt também tem uma versão manual.
- C3 Live – R$ 70.590
- C3 Live Pack – R$ 78.090
- C3 Feel – R$ 81.690
- Basalt Feel 1.0 MT – R$ 89.990
Chevrolet
Da mesma forma que outras concorrentes, Chevrolet também tem sua cota variada de carros com câmbio manual, com hatch, sedã, picapes e uma das últimas minivans ainda disponíveis no mercado brasileiro.
- Onix 1.0 – R$ 90.770
- Onix LT 1.0 – R$ 98.490
- Onix LT Turbo – R$ 107.490
- Onix Plus LT – R$ 102.090
- Onix Plus LT Turbo – R$ 113.990
- Montana MT Turbo – R$ 126.290
- Montana LT Turbo – R$ 131.450
- Spin LT MT – R$ 124.990
- S10 Cabine Simples – R$ 245.190
- S10 WT MT – R$ 264.190
Volkswagen
Não há muita diversidade de modelos com câmbio manual na Volkswagen, mas sim um bom leque de versões. Especialmente da Saveiro, que pode ter uma idade avançada, mas ainda mantém bons números de vendas.
- Polo Track – R$ 92.990
- Polo Robust – R$ 92.990
- Polo Rock in Rio – R$ 93.590
- Polo MPI – R$ 96.490
- Polo TSI – R$ 111.490
- Virtus Sense – R$ 105.990
- Virtus TSI – R$ 116.990
- Saveiro Robust CS – R$ 105.490
- Saveiro Robust CD – R$ 120.490
- Saveiro Trendline CS – R$ 111.490
- Saveiro Extreme CD – R$ 125.490
Renault
Assim, mais uma marca com diversas opções de modelos manuais é a Renault. Tem até dois SUVs compactos no portfólio que podem receber esse tipo de câmbio: o novato Kardian e o veterano Duster.
- Kwid Zen – R$ 76.090
- Kwid Intense – R$ 79.090
- Kwid Intense Pack Bitom – R$ 81.990
- Kwid Outsider – R$ 82.090
- Kardian Evolution MT – R$ 106.990
- Oroch Pro – R$ 119.900
- Oroch Intense – R$ 127.200
- Oroch Iconic – R$ 133.310
- Duster Intense Plus – R$ 130.990
- Stepway Zen – R$ 86.990
Hyundai
A coreana tem algumas configurações da linha HB20 (hatch e sedã) com a caixa manual, por exemplo. Mas sempre acompanhada do motor 1.0 aspirado. Com motorização turbo, entretanto, somente transmissão automática.
- HB20 Sense Plus – R$ 90.690
- HB20 Comfort Plus – R$ 94.090
- HB20 Limited Plus – R$ 98.190
- HB20S Comfort Plus – R$ 99.490
- HB20S Limited Plus – R$ 103.990
Ford
Apesar de estar preparando o lançamento do Mustang manual no Brasil ainda neste ano, por ora a Ford tem apenas uma versão da picape Ranger com esse tipo de câmbio, mais voltada para o trabalho.
- Ranger XL 2.0 4×4 MT – R$ 247.400
Honda
A Honda não tem modelos mais simples de entrada, mas acaba fazendo parte da lista por trazer ao País a versão mais apimentada do Civic, a Type R, que como todo bom esportivo raiz faz o motorista trocar as marchas manualmente.
- Civic Type R – R$ 429.900
Toyota
Assim como a rival Honda, a Toyota também importa a configuração esportiva do Corolla equipada com transmissão manual, e ainda em duas versões. Além disso, a Hilux, picape média mais vendida do nosso mercado, também está disponível com caixa manual.
- GR Corolla Core – R$ 416.9
- GR Corolla Circuit – R$ 461.990
- Hilux Chassi Cabine – R$ 228.690
- Hilux STD MT – R$ 236.690
- Hilux STD Power Pack MT – R$ 249.490
Nissan
Também só com um carro no catálogo com câmbio manual, a Nissan oferece a Frontier para o trabalho pesado, mas o motor 2.3 biturbo tem menos potência que as demais configurações com câmbio automático.
- Frontier S MT 4×4 – R$ 246.490
Mitsubishi
Por fim, a Mitsubishi ainda reserva uma opção da carroceria mais antiga da L200 Triton com caixa manual. Contudo, por ter vendas exclusivas para frotistas, o preço público não está disponível.
- L200 Triton GL 4×4 – preço sob consulta (somente venda direta)
Siga o Jornal do Carro no Instagram