O Salão de Paris está a todo vapor, mostrando os caminhos que a indústria seguirão até o futuro, com muitos conceitos e novas tecnologias. Mas há, também, o lançamento de muitos modelos reais, que chegam aos mercados agora.
É o caso do Citroën C5 Aircross, que foi confirmado para o País. O SUV utiliza a plataforma MP2, a mesma do Peugeot 3008, e será equipado com o motor 1.6 turbo. Dificilmente a nova perua derivada do Corolla, principal atração da Toyota no Salão de Paris, virá ao País. No entanto, a novidade é muito interessante para os brasileiros. Isso porque antecipa as linhas que deverão estar na próxima geração do sedã, prevista para ser mostrada no ano que vem.
O modelo utiliza a nova plataforma TNGA, com propulsão híbrida. No Brasil, o sedã possivelmente deverá receber a motorização semelhante à do Prius (1.8 combinado com o elétrico), só que já adaptado para uso também de etanol.
Continua depois do anúncioO Renault Kwid elétrico não foi mostrado no salão, mas sim em um evento no dia anterior. Mas faz parte do pacote de novidades. Batizado de K-ZE, o modelo tem as linhas gerais do compacto, mas visual modificado na dianteira e traseira, com grade e conjuntos ópticos próprios. O hatch terá autonomia de 250 km e será feito na China. Depois do país asiático, o modelo deverá ser oferecido em outros mercados emergentes. Índia e Brasil são possibilidades.
Já a sétima geração do BMW Série 3 chegará ao Brasil no segundo semestre do ano que vem, importada da Alemanha. Pela primeira vez, o carro traz um quadro de instrumentos virtual, que permite a visualização do mapa do navegador à frente do motorista, como nos Audi. A marca anuncia também aumento de potência no motor de quatro cilindros. Agora, ele rende 258 cv na versão 330i. O 320i mantém os 184 cv.
Outras importantes mudanças estão no estilo, na redução de peso (55 kg, em média), nas dimensões e na aerodinâmica. O comprimento cresceu 8,5 cm (para 4,71 m), enquanto a distância entre-eixos foi para 2,85 m (4,1 cm maior). O coeficiente aerodinâmico é de 0,23.
Audi e Mercedes virão de Paris também
A segunda geração do Audi A1 já havia sido revelada em fotos, mas agora aparece ao vivo em Paris. Com a nova plataforma MQB (do Polo), cresceu 15,2 cm no comprimento (4,03 m) e ganhou linhas mais retas. Também renovado, o Mercedes-Benz GLE ganhou aspecto mais robusto, com frente semelhante à da picape Classe X e distância entre- eixos 8 cm maior. O SUV traz ainda mais luxo e sofisticação.
Conforme o movimento da mãos, as luzes internas se acendem, para facilitar o acesso. O painel tem uma enorme tela horizontal que exibe os mostradores do quadro de instrumentos e as informações de entretenimento e navegação.