Muitos acreditam que os carros híbridos são a solução para o mercado brasileiro. Como a infraestrutura de carregadores ainda é ruim no País, quem deseja um carro apenas elétrico precisa de um planejamento muito detalhado em uma viagem, por exemplo. Além de, claro, ser obrigado a ter uma estação em casa ou no trabalho. Já os híbridos unem o melhor dos dois mundos ao oferecer a força e a economia do conjunto elétrico, mas sem deixar o motorista na mão caso a bateria acabe. Independentemente de existirem desvantagens, como um custo mais elevado de manutenção.
Desse modo, muitas montadoras estão focando em modelos híbridos para disponibilizar aos seus clientes uma alternativa para a eletrificação sem precisar mergulhar de cabeça com um carro elétrico. O primeiro passo nessa direção são os híbridos leves, uma solução barata que dá a sensação de entrar nesse universo, mesmo que a economia ou o aumento no desempenho sejam irrisórios.
Depois de lançar os Fiat Pulse e Fastback com essa tecnologia no ano passado, a Stellantis planeja incorporá-la em uma série de modelos das marcas de seu guarda-chuva. Mas não será a única empresa a apostar nesse segmento: Volkswagen e Chevrolet também deverão ter veículos híbridos leves. Além disso, outras marcas apostam ainda nos modelos plug-in, como Ford, Mitsubishi e Caoa Chery. Confira alguns dos híbridos que serão lançados neste ano.
Híbridos que chegam em 2025
Peugeot 208 e 2008 T200 Hybrid
A Peugeot prepara para o meio do ano seus dois principais lançamentos com motorização híbrida flex. Tanto o hatch 208 quanto o SUV 2008 receberão o mesmo sistema dos Fiat Pulse e Fastback. Previstos para chegar às lojas em junho do ano que vem, ambos receberão a motorização Bio-Hybrid, unindo o 1.0 turboflex de até 130 cv a um gerador com potência equivalente a 4 cv, que atua como alternador e também auxilia na partida do veículo.
Fiat Toro T200 Hybrid
Além de passar por uma reestilização profunda e receber o novo motor 2.2 turbodiesel da Ram Rampage, a Fiat Toro terá outras novidades na linha 2025. Assim, também vai receber uma versão com a tecnologia T200 Hybrid dos irmãos Pulse e Fastback. A estreia deve ficar para o final do primeiro semestre de 2025.
Citroën C3 Aircross T200 Hybrid
Outro modelo da Stellantis programado para incluir a tecnologia híbrida leve no catálogo é o Citroën C3 Aircross. Disponível com versões de cinco e sete lugares, ambas deverão oferecer a tecnologia nas configurações de topo, mantendo o conjunto mecânico atual auxiliado pelo sistema de 12 volts.
Jeep Compass e Commander T270 Hybrid
Já na categoria de carros mais caros do grupo, o Jeep Compass receberá uma opção híbrida leve, mas com conjunto mais sofisticado que o dos “primos” de Fiat, Peugeot e Citroën. O SUV vai combinar o motor 1.3 turboflex de 185 cv a um sistema de 48 volts, além de receber um novo câmbio de dupla embreagem. Mais à frente, o Commander ganhará a mesma mecânica.
Volkswagen Tera
Previsto para estrear até abril, o Tera será o novo SUV de entrada da Volkswagen. Com boa parte da mecânica compartilhada com o Polo, o novato terá versões mais em conta, com motor 1.0 de 116 cv, enquanto as de topo usarão o 1.0 de 128 cv. Além das opções turbo, o compacto receberá o sistema híbrido leve da marca alemã, que está em fase final de desenvolvimento. Seu principal rival será justamente o Fiat Pulse T200 Hybrid.
Chevrolet Tracker híbrido leve
Outro que vai reforçar essa concorrência com o Fiat Pulse e o inédito VW Tera será o Chevrolet Tracker, que também vai adotar a tecnologia híbrida leve. Dessa forma, o SUV estreia ainda no primeiro semestre de 2025 como o primeiro produto híbrido flex da GM no País. Na mecânica terá motor 1.2 turbo de 133 cv auxiliado por um sistema de 48V. A tecnologia ajuda parcialmente o conjunto a combustão, oferecendo mais potência e torque em situações específicas e economizando combustível.
Ford Territory PHEV
No final de 2024, o Ford Territory recebeu uma reestilização na China – onde se chama Equator -, que deve desembarcar no Brasil neste ano. Além do tapa no visual, o SUV terá ainda uma inédita versão híbrida plug-in, que também tem grandes chances de chegar ao País. A ideia é brigar com GWM Haval H6 e BYD Song Plus, por exemplo. Assim, o modelo vai combinar um motor 1.5 turbo de 150 cv a um elétrico de 82 cv, resultando em potência combinada de 218 cv.
Mitsubishi Outlander PHEV
Depois de sair de linha em 2022, o Mitsubishi Outlander retorna ao Brasil em versão híbrida plug-in. Sua estreia está prometida para o primeiro semestre de 2025. Sob o capô, a versão PHEV traz um 2.4 a gasolina de 131 cv e dois motores elétricos de 113 cv e 134 cv. Assim, a potência e o torque combinados são de, respectivamente, 255 cv e 45,9 mkgf. Já a autonomia elétrica é de 87 km, de acordo com a marca.
Caoa Chery Tiggo 8 PHEV nacional e Tiggo 9
A Caoa Chery queria ser a primeira a fabricar um carro híbrido plug-in em território nacional, mas adiou os planos por conta do futuro aumento do imposto de importação. De qualquer forma, o Tiggo 8 PHEV inicia a produção em Anápolis (GO) no segundo semestre deste ano. A montadora também vai trazer ao País o Tiggo 9, opção de topo da gama. O SUV, que é maior que o “irmão” e leva sete passageiros, também tem promessa de nacionalização. Assim, a dupla deve dividir a mecânica, ainda indefinida.
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