Peugeot 208 híbridos
Diogo de Oliveira/Estadão

Veja os carros híbridos que serão lançados no Brasil em 2025

Montadoras apostam nos híbridos para conquistar consumidor que ainda tem receio de levar para casa um modelo somente elétrico

Por Thais Villaça 07 de jan, 2025 · 9m de leitura.

Muitos acreditam que os carros híbridos são a solução para o mercado brasileiro. Como a infraestrutura de carregadores ainda é ruim no País, quem deseja um carro apenas elétrico precisa de um planejamento muito detalhado em uma viagem, por exemplo. Além de, claro, ser obrigado a ter uma estação em casa ou no trabalho. Já os híbridos unem o melhor dos dois mundos ao oferecer a força e a economia do conjunto elétrico, mas sem deixar o motorista na mão caso a bateria acabe. Independentemente de existirem desvantagens, como um custo mais elevado de manutenção.

Desse modo, muitas montadoras estão focando em modelos híbridos para disponibilizar aos seus clientes uma alternativa para a eletrificação sem precisar mergulhar de cabeça com um carro elétrico. O primeiro passo nessa direção são os híbridos leves, uma solução barata que dá a sensação de entrar nesse universo, mesmo que a economia ou o aumento no desempenho sejam irrisórios. 

Depois de lançar os Fiat Pulse e Fastback com essa tecnologia no ano passado, a Stellantis planeja incorporá-la em uma série de modelos das marcas de seu guarda-chuva. Mas não será a única empresa a apostar nesse segmento: Volkswagen e Chevrolet também deverão ter veículos híbridos leves. Além disso, outras marcas apostam ainda nos modelos plug-in, como Ford, Mitsubishi e Caoa Chery. Confira alguns dos híbridos que serão lançados neste ano.


Híbridos que chegam em 2025

Peugeot 2008 GT turbo Stellantis híbridos
Peugeot/Divulgação

Peugeot 208 e 2008 T200 Hybrid

A Peugeot prepara para o meio do ano seus dois principais lançamentos com motorização híbrida flex. Tanto o hatch 208 quanto o SUV 2008 receberão o mesmo sistema dos Fiat Pulse e Fastback. Previstos para chegar às lojas em junho do ano que vem, ambos receberão a motorização Bio-Hybrid, unindo o 1.0 turboflex de até 130 cv a um gerador com potência equivalente a 4 cv, que atua como alternador e também auxilia na partida do veículo.

Fiat Toro Endurance stellantis
Fiat/Divulgação

Fiat Toro T200 Hybrid

Além de passar por uma reestilização profunda e receber o novo motor 2.2 turbodiesel da Ram Rampage, a Fiat Toro terá outras novidades na linha 2025. Assim, também vai receber uma versão com a tecnologia T200 Hybrid dos irmãos Pulse e Fastback. A estreia deve ficar para o final do primeiro semestre de 2025.

Citroën C3 Aircross
Citroën/Divulgação

Citroën C3 Aircross T200 Hybrid

Outro modelo da Stellantis programado para incluir a tecnologia híbrida leve no catálogo é o Citroën C3 Aircross. Disponível com versões de cinco e sete lugares, ambas deverão oferecer a tecnologia nas configurações de topo, mantendo o conjunto mecânico atual auxiliado pelo sistema de 12 volts.


Jeep Compass Overland híbridos
Jeep/Divulgação

Jeep Compass e Commander T270 Hybrid

Já na categoria de carros mais caros do grupo, o Jeep Compass receberá uma opção híbrida leve, mas com conjunto mais sofisticado que o dos “primos” de Fiat, Peugeot e Citroën. O SUV vai combinar o motor 1.3 turboflex de 185 cv a um sistema de 48 volts, além de receber um novo câmbio de dupla embreagem. Mais à frente, o Commander ganhará a mesma mecânica.

VW Tera novo SUV
Volkswagen/Divulgação

Volkswagen Tera

Previsto para estrear até abril, o Tera será o novo SUV de entrada da Volkswagen. Com boa parte da mecânica compartilhada com o Polo, o novato terá versões mais em conta, com motor 1.0 de 116 cv, enquanto as de topo usarão o 1.0 de 128 cv. Além das opções turbo, o compacto receberá o sistema híbrido leve da marca alemã, que está em fase final de desenvolvimento. Seu principal rival será justamente o Fiat Pulse T200 Hybrid.

Chevrolet Tracker 2026
Kleber Silva/K Design

Chevrolet Tracker híbrido leve

Outro que vai reforçar essa concorrência com o Fiat Pulse e o inédito VW Tera será o Chevrolet Tracker, que também vai adotar a tecnologia híbrida leve. Dessa forma, o SUV estreia ainda no primeiro semestre de 2025 como o primeiro produto híbrido flex da GM no País. Na mecânica terá motor 1.2 turbo de 133 cv auxiliado por um sistema de 48V. A tecnologia ajuda parcialmente o conjunto a combustão, oferecendo mais potência e torque em situações específicas e economizando combustível.


Ford Equator Sport
híbridos
Ford/Divulgação

Ford Territory PHEV

No final de 2024, o Ford Territory recebeu uma reestilização na China – onde se chama Equator -, que deve desembarcar no Brasil neste ano. Além do tapa no visual, o SUV terá ainda uma inédita versão híbrida plug-in, que também tem grandes chances de chegar ao País. A ideia é brigar com GWM Haval H6 e BYD Song Plus, por exemplo. Assim, o modelo vai combinar um motor 1.5 turbo de 150 cv a um elétrico de 82 cv, resultando em potência combinada de 218 cv.

Mitsubishi Outlander 2025
Mitsubishi/Divulgação

Mitsubishi Outlander PHEV

Depois de sair de linha em 2022, o Mitsubishi Outlander retorna ao Brasil em versão híbrida plug-in. Sua estreia está prometida para o primeiro semestre de 2025. Sob o capô, a versão PHEV traz um 2.4 a gasolina de 131 cv e dois motores elétricos de 113 cv e 134 cv. Assim, a potência e o torque combinados são de, respectivamente, 255 cv e 45,9 mkgf. Já a autonomia elétrica é de 87 km, de acordo com a marca.

Caoa Chery Chery Tiggo 9 híbridos
Chery/Divulgação

Caoa Chery Tiggo 8 PHEV nacional e Tiggo 9

A Caoa Chery queria ser a primeira a fabricar um carro híbrido plug-in em território nacional, mas adiou os planos por conta do futuro aumento do imposto de importação. De qualquer forma, o Tiggo 8 PHEV inicia a produção em Anápolis (GO) no segundo semestre deste ano. A montadora também vai trazer ao País o Tiggo 9, opção de topo da gama. O SUV, que é maior que o “irmão” e leva sete passageiros, também tem promessa de nacionalização. Assim, a dupla deve dividir a mecânica, ainda indefinida.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat