
Nos últimos dias surgiram informações de que o novíssimo McLaren P1 havia quebrado o recorde de tempo de volta no traçado antigo de Nürburgring e se tornado o veículo de produção mais rápido na pista. Até que a fabricante confirme o tempo de seis minutos e 47 segundos, a volta mais rápida pertence ao Radical SR8 LM, que percorreu os mais de 20 km da pista em seis minutos e 48 segundos.
Mas o que fascina tanto as fabricantes ao ponto de um tempo de volta no local ser repetido à exaustão? Não seria exagero dizer que Nürburgring é o circuito mais exigente do mundo. E mais do que a dificuldade de decorar as mais de 150 curvas, quem encara a pista enfrenta variados tipos de asfalto, ondulações, curvas cegas, aclives e declives e, o mais assustador, praticamente nenhuma área de escape. Ou seja: é um verdadeiro teste para carros e pilotos.
Confira abaixo os cinco carros de produção mais rápidos a registrarem uma volta pelo local (ao menos até a McLaren oficializar a marca do P1).
1 – Radical SR8 LM – 6:48: apesar de parecer um protótipo, esse carro inglês é legalizado para andar andar nas ruas. Em sua versão LM, é o atual detentor do recorde no circuito.
2 – Radical SR8 – 6:55: versão mais mansa do atual recordista de Nürburgring. São 363 cv movendo apenas 650 kg, o que certamente explica a marca do carro na pista alemã.
3 – Porsche 918 Spyder – 6:57: o mais novo supercarro da Porsche tem uma marca de respeito em Nürburgring. O híbrido tem nada menos que 887 cv de potência
4 – Gumpert Apollo Sport – 7:11: o esportivo alemão usa um motor Audi V8 de 700 cv. O motor central traseiro ajuda na distribuição de peso e na dirigibilidade
5 – Dodge Viper ACR – 7:12: versão preparada do “muscle car”, recebeu aprimoramentos na suspensão e no motor, além de redução de peso. Com 600 cv de potência, sua estabilidade era auxiliada pela pressão aerodinâmica gerada dez vezes maior do que na versão comum.