A RM Auctions, uma das maiores empresas de leilões do mundo, fez uma lista com os carros de maior valor arrematados em 2014. Entre os eleitos estão cinco modelos impecáveis, como uma Ferrari 275 GTB de 1967 vendida por US$ 27,5 milhões, algo em torno de R$ 71 milhões e a da imagem ao lado, uma 275 GTB/4.
Em 2013, quem dominava a lista dos modelos mais valiosos arrematados era um Mercedes-Benz W196R ‘Silver Arrow’ de 1945, com o valor de US$ 30 milhões ou R$ 78 milhões. Porém, o ‘trono’ não ficou por muito tempo com a ‘obra de arte’ alemã. Os italianos assumiram o topo com uma Ferrari 250 GTO 1963. Quem organizou a venda de US$ 38 milhões (R$ 98 milhões) foi a casa inglesa Bonhams. Aliás, entre os 26 mais valiosos do mundo, 12 são da marca de Maranello. Já entre os 10 de 2014, apenas um não é Ferrari.
O empresário brasileiro Marcus Cardoso, dono da empresa Box 53, especializada em “cuidar” de autos antigos, explica que quanto mais antigo e único for o carro, mais valioso ele passa a ser. “O interessante de um clássico é que, se bem cuidado, ele sempre estará impecável e funcionando. Com isso, só o tempo o tornará mais raro e, consequentemente, mais valioso”, explica.
No Brasil, dois casos envolvendo leilões, em 2014, chamaram a atenção. O primeiro foi o que ocorreu em Caxias do Sul (RS). Com o objetivo de liquidar a dívida de uma empresa de componentes automotivos, os antigomobilistas organizaram até caravana para ir ao arremate. Outro foi o do encontro de Araxá (MG), em junho de 2014, que marcou uma arrecadação de R$ 520 mil.Um BMW 1600 de 1968 foi vendido por R$ 85 mil, o maior lance do evento. O segundo mais valioso foi um Mercedes-Benz 450 SL 1975, cujo o novo dono desembolsou R$ 84 mil. A terceira colocação foi a de outro modelo germânico, um Porsche 928 de 1978 com motor V8 frontal, em que o martelo desceu nos R$ 75 mil.