Mercado

Veja os modelos que estão na lista dos usados mais vendidos

Separamos os dez carros usados que melhor se posicionaram no mês de outubro, conforme dados da Fenabrave; vendas online são cada vez mais procuradas

Vagner Aquino

30 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

usados" >
Vendas de carros seminovos e usados disparam no segundo semestre de 2020 com a pandemia da Covid-19
Crédito:Daniel Teixeira/Estadão
usados

Conforme aponta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de veículos usados cresceram 6,7% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 1.083.467 unidades vendidas contra 1.015.763, respectivamente. E teve elevação, também, em relação a setembro: 6,35%. O nono mês do ano, alias, comercializou 1.018.758 automóveis e comerciais leves.

Apesar da queda superior a 20% no acumulado do ano (7,2 milhões contra 9.073 mi), tem modelo bombando nessa lista. O Volkswagen Gol continua sendo o queridinho dos usados e comercializou nada menos que 84.454 unidades no mês passado.

E como o setor de usados, diferentemente dos novos, é dominado por carros populares (lista abaixo). Tem dupla da Fiat ocupando o segundo e o terceiro lugares. O Palio vendeu 51.507 unidades e o Uno obteve o número de 48.762.

usados
Chevrolet/Divulgação

Strada também bomba em usados

Na quarta e quinta posições do ranking, na casa das 30 mil unidades, tem Chevrolet Celta e Fiat Strada. Afinal, o sucesso da picapinha não é apenas no segmento de zero km. Chevrolet Corsa e os Ford Fiesta e Ka também aparecem no top 10. Isso mostra que, mesmo investindo pouco, o que o público quer é fugir do transporte público, principalmente em época de distanciamento social obrigatório.

“Esse impacto aquece todo o setor. Apesar do cenário ainda incerto devido a pandemia, a previsão é que os números se mantenham positivos”, destaca Diego Fischer, fundador e CEO da Carupi, empresa que negocia veículos de forma online. Ele comemora a alta na demanda por canais digitais na hora de fechar a compra. “A negociação à moda antiga (presencial) não é a melhor opção agora, afinal, o meio online é uma ferramenta importante para não perder tempo e dinheiro”, defende.

Por outro lado, algumas etapas do processo não devem, nunca, ser puladas. Seja qual for a necessidade, jamais abra mão da inspeção presencial. Uma avaliação rigorosa, considerando não só a estética, mas também a mecânica e as questões documentais, é essencial para garantir que a compra de um modelo seminovo não gere dor de cabeça.

Não abra mão!

Quando se está pensando em trocar de carro, aliás, fazer um test-drive antes de comprar, estando atento a possíveis barulhos que possam surgir, é primordial. Mas se você como fazer isso neste momento em risco de contagio pelo novo Coronavírus? Basta mandar fazer. Parece estranho, mas algumas empresas oferecem esse tipo de serviço e o comprador, sequer precisa sair de casa.

É o caso da Volanty, que possibilita até mesmo que o comprador faça test-drive por vídeo e analise todos os itens do seminovo por meio de tour 360°. A marca afirma que, antes da compra, realiza uma inspeção rigorosa de mais de 150 itens em cada veículo disponível na plataforma. Na hora de adquirir qualquer produto, como diz o ditado: “todo cuidado é pouco”.

vistorias
Werther Santana/Estadão

Abaixo, a lista dos dez mais a lista dos 20 mais negociados do Brasil em setembro:

1º ? Volkswagen Gol: 84.454
2º ? Fiat Palio: 51.507
3º ? Fiat Uno: 48.762
4º ? Chevrolet Celta: 30.949
5° ? Fiat Strada: 30.782
6º ? Chevrolet Onix: 26.794
7º ? Volkswagen Fox: 26.372
8º ? Toyota Corolla: 25.053
9º ? Ford Fiesta: 24.248
10º ? Chevrolet Corsa: 24.121

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

o catálogo 0km do jornal do carro tem
ofertas imperdíveis de todas grandes marcas
Logo Jornal do carro
Preencha seus dados abaixo para...
Aceito receber informações e ofertas e que estou
de acordo com termos e condições
Quero receber ofertas do(s) modelo(s)

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

x