.jpg)
A Peugeot dobrou a aposta: a marca já oferecia R$ 500 a quem fizesse o test drive no 208 e decidisse comprar um concorrente. Agora, o desafio vale também para o 2008. Mais que isso: no caso do crossover, a garantia foi de três para seis anos.
Obviamente, só pode tomar uma iniciativa dessas quem confia em seu produto. E quem precisa elevar o volume de vendas.
Tanto 208 quanto 2008 são bons automóveis, mas vendem muito menos que os rivais. No caso do hatch, foram 10.068 unidades este ano, contra 77.513 do Chevrolet Onix, líder do segmento.
O 2008 está na mesma situação: o crossover teve 3.141 unidades vendidas no acumulado do ano (a partir de maio, mês do lançamento), ante 27.437 do concorrente Honda HR-V, que chegou um mês antes.
Assim, para quem quiser aproveitar a oportunidade, damos aqui cinco motivos para comprar os dois modelos, e cinco para fechar negócio com um concorrente e levar R$ 500.
208
POR QUE COMPRAR
1 – Nenhum rival tem acabamento tão bom quanto o do modelo da Peugeot;
2 – Volante é pequeno e, com câmbio automático, tem grandes aletas para trocas de marchas manuais;
3 – O 208 está entre os mais belos da categoria. É moderno e elegante;
4 – A segurança se destaca: na linha 2016, a versão de topo, Griffe, vem com seis air bags;
5 – Com motor 1.6, desempenho agrada bastante.
POR QUE NÃO COMPRAR
1 – A transmissão automática do 208 é antiga e tem apenas quatro marchas;
2 – Como consequência do câmbio, consumo é muito alto para um carro 1.6;
3 – Dependendo da altura do motorista, pode ser difícil encontrar a posição ideal de dirigir;
4 – Mesmo na versão mais cara, não há bancos de couro;
5 – Espaço atrás, especialmente para a cabeça, é ruim para ocupantes altos.
2008
POR QUE COMPRAR
1 – Por ser derivado do 208, herdou dele a suavidade ao volante;
2 – É um crossover de visual moderno, uma boa mescla de perua e aventureiro;
3 – Nas versões mais caras, vem com o eficiente motor 1.6 turbo e flexível, de 173 cv;
4 – Seletor Grip control: o comando prepara o carro para vários tipos de terreno;
5 – Versão Griffe tem interior iluminado, graças ao teto solar panorâmico.
POR QUE NÃO COMPRAR
1 – O câmbio automático que acompanha o 1.6 aspirado tem só quatro marchas;
2 – O bom motor 1.6 THP só vem com transmissão manual;
3 – Posição ao volante é mais baixa que a dos rivais;
4 – Quem gosta de “jipinhos” tende a valorizar visual agressivo, coisa que o 2008 não tem;
5 – Porta-malas, com apenas 355 litros, está entre os menores da categoria.