Com tantos lançamentos e maior disseminação de informações sobre suas tecnologias, custos e desempenho, os carros elétricos fizeram bonito em 2024 no mercado brasileiro. O País registrou recorde e emplacou 61.615 unidades, no total, de acordo com números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A princípio, crescimento de 219% sobre as 19 mil unidades emplacadas em 2023. Isso, claro, é reflexo de preços mais em conta. Afinal, hoje, já se encontra carro movido a bateria com valores abaixo de hatches de entrada a combustão.
Como exemplo, modelos do naipe de BYD Dolphin Mini e Caoa Chery iCar custam menos que a versão de topo do hatch Hyundai HB20, que alcança os R$ 124.930 na opção Platinum. Para saber quais os modelos elétricos mais baratos do Brasil, o Jornal do Carro pesquisou os sites das fabricantes e separou a lista dos 10 mais acessíveis. Veja abaixo.
1 – Renault Kwid E-Tech
O posto de carro elétrico mais barato do Brasil continua com o Renault Kwid E-Tech. Mas, cabe um adendo. No site da fabricante, é preciso pesquisar e entrar na área de ofertas, afinal, seu valor original é de R$ 139.990. Isso pode confundir o consumidor. Seja como for, o compacto acaba saindo por R$ 99.990. Como características, tem visual quase idêntico ao do Kwid flex. Mas traz motor elétrico de 65 cv e 11,5 mkgf de torque máximo. As dimensões são as mesmas em ambos, com 3,68 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos.
2 – BYD Dolphin Mini
O segundo mais barato entre os elétricos no Brasil é o BYD Dolphin Mini. O subcompacto é vendido em versões de quatro e cinco lugares. Respectivamente, custa R$ 118.800 e R$ 122.800. O carro elétrico mais comercializado do País mede 3,78 metros de comprimento e 2,50 metros de entre-eixos. Tem potência de 75 cv e torque de 13,76 mkgf. Suas baterias têm capacidade de 38 kWh. Bem equipado, possui faróis e lanternas de LEDs, acendimento automático dos faróis, chave presencial, monitor de pressão e temperatura dos pneus e ar-condicionado digital, por exemplo.
3 – Caoa Chery iCar
Em terceiro, vem o Caoa Chery i-Car. A proposta da marca para o segmento de elétricos compactos, em síntese, custa R$ 119.990. O pequeno hatch elétrico da marca sino-brasileira leva só quatro adultos e tem como destaque a tela central de 10,25″. Tem dimensões bem reduzidas, com apenas 3,20 metros de comprimento e 2,15 m de entre-eixos. Carrega um motor elétrico com 61 cv de potência e 15,3 mkgf de torque, e um pacote de baterias de 30,8 kWh. Com a carga completa, não chega a 200 km de autonomia.
4 – JAC e-JS1
No mercado nacional desde novembro de 2021 para disputar o segmento de elétricos, o JAC E-JS1 é feito na pela Si Hao, joint venture formada pela JAC Motors e pela Volkswagen. O hatch, que parte de R$ 126.900, tem motor de 61 cv de potência e torque de 15,3 mkgf, e traz uma bateria livre de cobalto, com capacidade de 30 kWh. Entre os itens de série, contudo, destaque para a tela de 10 polegadas no centro do painei e outra de 6″ para o quadro de instrumentos.
5 – GWM ORA 03 Skin
A arma da GWM para o segmento é o Ora 03. Com um conjunto que oferece 171 cv e 25,5 mkgf de torque, a versão Skin custa R$ 159 mil. Mede 4,23 metros de comprimento e 2,65 metros de entre-eixos. Já o porta-malas leva só 228 litros. Na lista, figuram piloto automático adaptativo e sensores que detectam pedestres. Bateria: 48 kWh.
6 – BYD Dolphin
EM sua versão base, o BYD Dolphin custa R$ 159.800. O hatch que revolucionou a indústria automotiva e alavancou o mercado de elétricos no País mede 4,12 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos. No porta malas, o concorrente direto do ORA 03 leva 345 litros. Com autonomia de 291 km, graças a bateria de 44,9 kWh, o modelo tem motor elétrico com potência de 95 cavalos e 18,4 mkgf de torque.
7 – BYD Yuan Pro
E tem mais BYD na lista. Na sétima posição do top ten aparece o SUV Yuan Pro, pelo preço de R$ 182.800. SUV elétrico mais barato do Brasil, o modelo é vendido em versão única, conta com um motor de 177 cv e 29,7 mkgf de torque. Ainda em números, tem bateria de 45,1 kWh que rende autonomia de 250 km, conforme dados divulgados pelo Inmetro.
8 – Mini Cooper SE
Com motor elétrico de 218 cv, 33,6 mkgf de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, o Cooper SE também está na lista. Por R$ 209.990, o hatch tem até 303 km de autonomia. Assim, abastece o sistema uma bateria de 54,2 kWh, que ajuda o modelo a ter números melhores que seu antecessor – antes, 184 cv. O hatch conta também com assistentes de condução. Contudo, por dentro, chama a atenção o display central, no meio do painel, que concentra as informações tanto para motorista quanto para o passageiro.
9 – Fiat 500e
Criado com base na plataforma Mini BEV, a releitura do Fiat Cinquecento, chamada de 500e, chegou ao Brasil em 2022 e, hoje, custa R$ 214.900. Tem soluções como três modos de condução e tela central de 10″ que engloba série de recursos, como o controle do ar da cabine, por exemplo. Conexão por aplicativo e até maçaneta elétrica completam a lista. Tem motor elétrico de 118 cv e 22,4 mkgf. Acelera até os 100 km/h em 9 segundos, de acordo com a Fiat. Sua autonomia pode render até 227 km, com carga completa nas baterias – de 42 kWh -, aponta o Inmetro.
10 – JAC E-JS4
O SUV elétrico da JAC, a princípio, custa R$ 239.990. Aterrissou no Brasil em 2021 pelas mãos do Grupo SHC, que representa a fabricante chinesa por aqui. Como atributos, o motor de 150 cv e 34,7 mkgf, o leva de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Tem baterias de fosfato de ferro-lithium (que impedem a interferência de temperaturas externas nos módulos) com 55 kWh de capacidade máxima. Na lista, central multimídia de 10,25″ com câmeras de ré e 360 graus, bem como ar-condicionado (automático e digital) com comandos touch.
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