Redação

21/01/2019 - 4 minutos de leitura.

Velocidade ilimitada na Autobahn pode estar com os dias contados

Famosa rede de estradas federais da Alemanha, Autobahn pode ter seu funcionamento afetado por medidas para conter a poluição

Trecho com limite de 120 km/h na rodovia A27, parte do sistema Autobahn, nas imediações de Bremen (Alemanha) Crédito: Crédito: Morris Mac Matzen/Reuters

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As montadoras se esforçam para melhorar a aceleração e a velocidade máxima de seus esportivos. Mas a verdade é que há poucos espaços no mundo onde se pode usufruir do desempenho dessas máquinas, com segurança e dentro da lei. Um desses espaços é o sistema de rodovias federais da Alemanha conhecido como Autobahn. Ali, há trechos onde se pode acelerar forte, sem dó ou medo de multas. Isso porque não há limite de velocidade nesses trechos.

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Mas a curtição nesse verdadeiro parque de diversões para os fãs de velocidade pode estar com os dias contados. Pelo menos se o governo alemão acatar as sugestões apresentadas por uma comissão que discute o transporte do futuro.

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Esse órgão tem como missão indicar medidas para diminuir os danos ambientais provocados pelos meios de transporte. Também saem dele propostas como aumento dos impostos sobre os combustíveis ou cotas mínimas de eletrificação. O objetivo é ajudar o país a reduzir as emissões de poluentes e cumprir as metas estabelecidas pela União Europeia.

Emissões de poluentes não diminuem desde 1990

E o país não vai nada bem nesse quesito. Desde 1990, a Alemanha não consegue nenhuma melhora no nível de gases tóxicos produzidos. Com isso, corre o risco de sofrer pesadas sanções da UE.

Se por um lado o governo precisa proteger a poderosa indústria automotiva nacional, por outro não pode deixar de agir. O escândalo das fraudes em testes de emissões cometidas por algumas montadoras só fez aumentar a pressão em torno desse tema.


Diante disso, uma das sugestões elaboradas pela comissão para reduzir a poluição é justamente o fim da liberação completa da velocidade na rede Autobahn. Em vez disso, passaria a haver um limite de 130 km/h.

O pacote de medidas também inclui o aumento de impostos sobre os combustíveis a partir de 2023, o fim dos incentivos fiscais para carros a diesel e cotas mínimas para vendas de modelos elétricos e híbridos. O resultado prometido é animador. Seria cortada pela metade a emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

As recomendações serão apresentadas no fim de março ao governo. Este, por sua vez, pretende promulgar uma nova lei a respeito ainda em 2019. Será necessária uma boa dose de tato e habilidade política. Isso porque tais mudanças certamente desagradarão muitas pessoas. A começar pelos fãs da Autobahn.


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