Vencedor de enquete, Opala ganha projeção

Por 16 de mai, 2013 · 3m de leitura.

Leandro Alvares

Sedã Chevrolet lançado em 1968 e “aposentado” em 1992, o Opala coleciona uma legião de fãs no País, que adoraria ver uma nova geração nas autorizadas novamente. Prova disso é o resultado da enquete feita na página do Jornal do Carro no Facebook www.facebook.com.br/JornaldoCarro).

Com 28 votos de um total de 103, o Opala foi escolhido o modelo mais desejado para voltar a ser produzido em série, superando nomes como o “irmão” Monza e o Volkswagen SP2, segundo e terceiro colocados, respectivamente.


Em homenagem ao vencedor, fizemos uma projeção de como poderia ser o sedã nos dias de hoje. Escolhemos a versão Diplomata, topo de linha desde o início dos anos 1980.

A base de inspiração veio da nova geração do sedã Impala, lançada em 2012 nos EUA. “Não foi preciso mexer muito, pois o carro tem porte de Opala. Quis manter o formato da grade e faróis do ‘Opalão’ da década de 90, bem como a traseira, com lanternas fumês unidas por um aplique de plástico”, afirma o designer e publicitário Renato Aspromonte, responsável pela ressurreição.


A mecânica também poderia ser emprestada do norte-americano. Nesse caso, o Diplomata retornaria às ruas com motor 3.6 V6 de 307 cv e câmbio automático de seis marchas. Que tal a receita, GM?