O mercado de modelos eletrificados no Brasil registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, 177.358 veículos novos emplacados, configurando um recorde, de 89% acima dos 93.927 de 2023. Assim, segundo informa a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o maior número de vendas pertence aos híbridos plug-in (PHEV), por exemplo.
Na contagem geral do mercado no ano passado, dominam os PHEV, com 64.009 unidades (36,09%), seguidos dos totalmente elétricos (BEV), com 61.615 (34,74%). Em terceiro estão os híbridos flex (HEV flex) com 20.277 (11,43%), seguido dos micro-híbridos/mild-hybrid (MHEV), com 16.185 (9,13%) e híbridos puros (HEV), com 15.271 (9,13%).
“Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muito expressivos” – disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Temos muito a comemorar”. Entretanto, os números já incluem os 3.828 micro-híbridos lançados recentemente no mercado no último trimestre, que possuem bateria de apenas 12 volts e não têm tração elétrica. Além disso, há uma discussão técnica sobre se esses veículos podem ser considerados eletrificados.
Debate sobre micro-híbridos entre eletrificados continua
Mesmo assim, ao desconsiderar esses micro-híbridos, o total de 2024 ultrapassou todas as previsões da ABVE, com 173.530 emplacamentos, representando um aumento de 85% em relação a 2023, por exemplo. O executivo da ABVE, no entanto, pontuou que alguns dos chamados micro-híbridos que entraram no mercado nos últimos meses não necessariamente entregam ao consumidor e ao meio ambiente uma experiência real de eletromobilidade. “Teremos de considerar a separação das estatísticas desses modelos daquelas dos veículos que efetivamente podem ser considerados eletrificados” – acrescentou.
Seja como for, a ABVE considera que alguns modelos híbridos lançados recentemente não podem ser classificados como eletrificados. Eles não oferecem as vantagens de um veículo elétrico verdadeiro e têm pouca ou nenhuma contribuição para a redução de CO² e outros gases de efeito estufa. Assim, a partir de janeiro de 2025, a instituição incluirá em suas estatísticas de eletrificados apenas os veículos que atendam a requisitos técnicos mínimos, como voltagem da bateria, tração elétrica, potência mínima da bateria e contribuição para a redução de poluentes. Além disso, todas as categorias de híbridos, atendendo ou não aos requisitos mínimos, terão suas estatísticas publicadas pela ABVE Data, mas em tabelas separadas.
Estado de São Paulo lidera nas vendas em 2024
No ano passado, o destaque em número de vendas ficou com o Estado de São Paulo, com 32% das vendas totais de 2024 (56.819), seguido pelo Distrito Federal, com 9% (16.061). Abaixo, você confere quais os estados e cidades que mais venderam modelos elétricos em 2024 no Brasil, bem como os municípios. Confira:
- 1º-São Paulo: 56.819
- 2º-Brasília: 16.061
- 3º-Rio de Janeiro: 12.841 (7,2%)
- 4º-Paraná: 12.056 (6,8%)
- 5º-Santa Catarina: 11.500 (6,5%).
As 5 cidades que mais emplacaram eletrificados – janeiro/dezembro de 2024:
- 1º-São Paulo: 24.435
- 2º-Distrito Federal (Brasília): 16.061
- 3º-Rio de Janeiro: 7.864
- 4º-Belo Horizonte: 6.226
- 5º-Curitiba: 6.182
Afora as capitais, os municípios que mais venderam eletrificados em 2024 estão em sua maioria no interior do Estado de São Paulo. Campinas lidera, com 3.303 veículos.
- 1º-Campinas/SP: 3.502
- 2º-Ribeirão Preto/SP: 1.487
- 3º-Cariacica/ES: 1.393
- 4º-Uberlândia/MG: 1.174
- 5º-Barueri/SP: 1.123
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