O emplacamento de automóveis importados em abril registrou queda de 6,9% em relação ao mesmo mês de 2012, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Já no primeiro quadrimestre do ano, a redução nas vendas foi de 25,5%. Foram comercializadas 35.314 unidades antes as 47.377 do mesmo período do ano passado.
Além da diminuição do número de emplacamentos, a participação dos importados pela Abeiva sobre o total do mercado brasileiro estacionou na casa dos 3%, um índice muito baixo, segundo o presidente da associação, Flávio Padovan.
“No mês de abril, a nossa participação ficou em 3,5% e no quadrimestre de 3,2%. Esses percentuais mostram claramente as consequências danosas do diferencial de 30 pontos a mais no IPI para os carros importados, mesmo considerando as cotas que isentam parcialmente o aumento do imposto.”
Devido aos índices insatisfatórios, a Abeiva ainda analisa se vai revisar a projeção de vendas para 2013.
“Até agora estamos mantendo a projeção em 150 mil unidades. Torcemos para que os próximos meses tragam resultados bem melhores”, afirmou.