![Com crise, usados e seminovos se tornam alternativa aos zero-km menos completos](https://fotos.jornaldocarro.estadao.com.br/jornal-do-carro/imagens/noticia/vendas-carros-brasil-1(1).jpg)
A venda de carros seminovos e usados continua forte em relação aos zero-km no País. A Fenabrave, associação que reúne os concessionários, divulgou os números do mês de agosto que mostram 1,2 milhão de transferências, um aumento de 5,3% em relação a julho.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, o volume de transferências passou de 8,6 milhões, ou seja, uma relação de 4,6 carros usados negociados a cada emplacamento de um veículo novo. Se comparado ao mesmo período de 2015, o número ainda é 1,8% menor.
Se levar em conta o segmento de automóveis e de comerciais leves, somados, o total de veículos usados/seminovos negociados foi 5,29% maior que em julho e 10% maior se comparado a agosto de 2015.
Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Junior, o mercado de seminovos, onde são considerados os carros com até três anos de uso, está aquecido pois o valor de um seminovo mais completo e o de um novo mais simples são bem próximos, o que leva os consumidores a fazer essa opção mais vantajosa.