A vinda ao Brasil do Type-R, versão mais brava do Honda Civic, depende de detalhes. Além de ajustes no motor para rodar com a gasolina brasileira, que têm 27% de etanol misturado, é possível que a marca tenha de fazer alterações no sistema de escapamento para reduzir o nível de ruído.
O objetivo da Honda com o Type-R é rejuvenescer sua imagem no Brasil. Dessa estratégia faz parte também a volta do Civic Si, cuja nova geração chegará ao País em meados do ano que vem.
Diferentemente do Si, o Type-R será vendido apenas por encomenda. Não há informações sobre preços, mas o esportivo não deverá sair por menos de R$ 250 mil.
Revelada no Salão de Genebra (Suíça), em março, a nova geração do hatch, que não é vendido no Brasil, tem motor 2.0 turbo de 320 cv e câmbio manual de seis marchas.
No visual, destacam-se as rodas de 20”, o imenso aerofólio traseiro e a saída de escape tripla. Por dentro, há bancos do tipo concha revestidos de Alcantara e tecido, além de fibra de carbono e detalhes vermelhos no acabamento.
O pomo da alavanca do câmbio lembra o de carros de corrida. No quadro de instrumentos, o conta-giros fica destacado. O velocímetro é digital.
Viagem feita a convite da Anfavea